CBH Alto Araguaia repetirá em Barra do Garças análise de água realizada em Torixoréu
O Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Alto Araguaia realizou, de forma virtual, a segunda reunião ordinária de 2020, obedecendo Decreto do Governo do Estado de Mato Grosso, que prevê o distanciamento social. A videoconferência divulgou o trabalho de coleta e análise da água realizada no município de Torixoréu.
Membros do Comitê realizaram visita técnica, coletaram água dos efluentes do Córrego Capim Branco para análise biológica e orientaram a população de Torixoréu. A coleta aconteceu durante a primeira reunião ordinária do ano, no dia 10 de março, que também inseriu visitas às áreas urbanas dos Bairros União e Progresso.
A pesquisa indicou que o recurso hídrico do Córrego Capim Branco não se encontra apto para consumo humano ou uso na agropecuária e o CBH Alto Araguaia alertou para os riscos à saúde.
“Pode conduzir a quadros de diarreias moderadas a severas, colite (inflamação) hemorrágica grave, síndrome hemolítica urêmica (SHU), infecções urinárias e inclusive pode levar à óbito”, informou o Professor Marco Antônio Vieira Morais, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), responsável pela análise.
LEIA TAMBÉM: SANEAMENTO AMBIENTAL EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS: UM ESTUDO DE REVISÃO
Saneamento Ambiental
As próximas ações do CBH Alto Araguaia preveem ampliação das análises biológicas para as outras 11 cidades da microbacia. Barra do Garças será a segunda cidade a receber a visita técnica do Comitê. Objetivo é entender a realidade do sistema de tratamento de esgoto da cidade.
Pensando na perspectiva de colocar o saneamento ambiental na agenda das discussões do poder público, Clodoaldo Queiroz, presidente do CBH, relembrou que o Brasil possui acordo de universalização do saneamento básico e ainda apresenta enorme vazão de esgoto à céu aberto. “Nossa preocupação é como reverter isso. Reivindicar que as políticas públicas se apresentem”, afirmou.
Reunião Virtual
A reunião virtual, que aconteceu nesta terça-feira (19.05) através da ferramenta Meet do Google, teve participação de servidores da Gerência de Fomento e Apoio aos Comitês de Bacia Hidrográfica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, da mesa diretora do Comitê, poder judiciário, entidades civis, população regional, comunidade acadêmica e representantes das cidades que compõem a Bacia Hidrográfica do Alto Araguaia.
Além da exposição da análise feita em Torixoréu também foram debatidos o Plano de Trabalho do Comitê para os próximos meses, o Plano de Comunicação, a aprovação e substituição dos novos membros representantes da cidade de Ribeirãozinho.
Conheça o CBH Alto Araguaia
Instituído em 2019, o Comitê atua como uma ferramenta de ação política para a conservação das águas dos afluentes da bacia do Alto Araguaia. Conhecido como o “parlamento das águas”, o CBH abre espaço para que entidades e representantes da sociedade civil possam debater e deliberar propostas para utilização sustentável dos recursos hidrográficos da região. Além do Alto Araguaia, existem outros nove comitês atuantes em Mato Grosso.
O CBH Alto Araguaia atua nas regiões próximas ao curso dos rios Garças e Araguaia, atendendo às demandas das cidades mato-grossenses de Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Barra do Garças, General Carneiro, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Tesouro e Torixoréu.