saneamento basico

Comusa prepara reforço nas obras de saneamento em 2014

Novo Hamburgo – A Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo fará mais obras na cidade no ano que vem. “Vamos aumentar o percentual de esgoto tratado de 4,5% para 80%, mas já projetando os 100%”, salientou o diretor-presidente da autarquia, Mozar Dietrich.

O anúncio foi feito ontem, em um café da manhã especial, na Fenac, dentro das atividades dos 15 anos da Comusa. Durante o encontro, Dietrich apresentou o relatório de atividades de 2009 a 2013.

Segundo ele, diferente do que aconteceu na área central, onde foram instalados interceptores ao longo do Arroio Luiz Rau para coleta da chuva e esgoto, agora a captação do esgoto será total e direta de cada local.

Vamos esburacar 100% das vias da cidade. Mas não tem jeito. Esse é o preço que vamos pagar para tratar o esgoto.” Esse sistema será instalado em todo o Município e vai contemplar as bacias dos arroios Luiz Rau, Roselândia, Cerquinha Manteiga, Gauchinho, Wiesenthal e Pampa.

Em andamento
Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA), com aumento da Estação de Tratamento de Água (ETA): o que for captado junto ao Rio dos Sinos será conduzido pela nova adutora de água bruta, com extensão de 5,5 quilômetros e com diâmetro de 1 metro, para uma vazão de até 1,3 mil litros por segundo.

Construção de uma nova Estação de Captação de Água Bruta junto ao Rio dos Sinos, em Lomba Grande: três vezes maior que a atual, além de ser mais alta e mais profunda.

Programa de Substituição de Redes: a rede antiga está sendo trocada por tubulações de Polietileno de Alta Densidade, que duram 50 anos. Já foram investido mais de R$ 18 milhões.

Sistema de Tratamento de Esgoto (SES) com plantas macrófitas: essa planta atua como depuradora natural de ambientes, absorvendo nutrientes e metais pesados. Transporta oxigênio a partir da atmosfera e libera na zona de raízes, permitindo a oxigenação do meio onde vive. A planta é produzida em laboratório na Feevale.

Fonte: Diário de Canoas
Veja mais: http://www.diariodecanoas.com.br/novo-hamburgo/484673/comusa-prepara-reforco-nas-obras-de-saneamento-em-2014.html

Últimas Notícias:
Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Cobrada em algumas cidades há décadas e recém-implantada em outras, a chamada “taxa de lixo” tem ganhado espaço nos debates públicos do Alto Tietê. Embora a medida costume gerar resistência da população, especialistas afirmam que a cobrança deixou de ser apenas uma opção das prefeituras e passou a ser uma exigência legal prevista na Lei Federal nº 14.026/2020, conhecida como Novo Marco Legal do Saneamento Básico, que determina que os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos tenham sustentabilidade econômico-financeira, ou seja, uma fonte específica de arrecadação.

Leia mais »
SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

Melhorar a transparência na gestão de resíduos e criar mecanismos mais eficientes. Para acompanhar os resultados da logística reversa estão entre os desafios de Santa Catarina para avançar na economia circular. Para atender a essa demanda, o estado ganhou uma nova plataforma digital. Com ela, será possível acompanhar, de forma integrada, todo o fluxo da logística reversa no estado.

Leia mais »
Você usaria água de reúso

Você usaria água de reúso?

Imagine a seguinte situação: você lava o carro com água potável. Depois, rega o jardim com água potável. Dá descarga no vaso sanitário usando água potável. Agora pense por um instante: será que todas essas atividades realmente precisam utilizar uma água com qualidade para consumo humano?

Leia mais »
Sistema Cantareira passará a operar na Faixa de Alerta em julho

Sistema Cantareira passará a operar na Faixa de Alerta em julho

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas). Informam que o Sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, passará a operar na Faixa 3 – Alerta a partir de 1º de julho. A medida segue o que estabelece a Resolução Conjunta nº 925, de 29 de maio de 2017.

Leia mais »
Por que concessionárias estão substituindo leituras mensais por monitoramento contínuo EOS Systems

Por que concessionárias estão substituindo leituras mensais por monitoramento contínuo | EOS Systems

No setor de saneamento, o modelo tradicional de leituras mensais está rapidamente se tornando obsoleto. Isso porque vazamentos invisíveis, fraudes e perdas operacionais não podem mais esperar 30 dias para serem detectados. Por isso, concessionárias estão migrando para o monitoramento contínuo, adotando tecnologia que transforma dados em decisões estratégicas em tempo real.

Leia mais »