saneamento basico

Conferência Internacional de Prevenção e Combate ao Lixo no Mar tem inscrição gratuita para gestor municipal

Com foco na capacitação de gestores municipais, a Conferência Internacional de Prevenção e Combate ao Lixo no Mar: do diagnóstico ao passo a passo para ações efetivas, que ocorrerá em 4 e 5 de julho em São Luís (MA), tem inscrições gratuitas para os representantes dos Municípios brasileiros.

O evento debaterá cada etapa de aprimoramento da gestão local de resíduos sólidos.

A Conferência Internacional  é promovida pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) em parceria com a Agência de Proteção Ambiental da Suécia (Sepa) e conta com o apoio da prefeitura de São Luís. A programação inclui diálogos com especialistas em gestão de resíduos sólidos da Sepa, da da International Solid Waste Association (ISWA) e do Ministério do Meio Ambiente.

As inscrições podem ser feitas on-line ao custo de R$ 100 — exceto para gestores municipais, que estão isentos da taxa. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulga a iniciativa por ser uma oportunidade de aprimorar e compartilhar conhecimentos na gestão municipal.

Leia também: Lixo no mar é problema do governo e da população

Meio ambiente

Em 22 de março de 2019, em comemoração ao Dia Mundial da Água, o Ministério do Meio Ambiente lançou o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (PNCLM). Atualmente, estima-se que 80% do lixo encontrado no mar tenham origem em atividades realizadas em terra.

Na semana passada, a CNM também divulgou editais do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente para Municípios costeiros que desejam instalar e operar barreiras de contenção de resíduos sólidos (ecobarreiras) ou realizar mutirões de limpeza de praias e mangues.

Fonte: CNM.

Últimas Notícias:
Projetos IoT Áreas Remotas

Desafios de Conectividade em Projetos de IoT em Áreas Remotas

No mundo da Internet das Coisas (IoT), a conectividade é a espinha dorsal que permite a comunicação entre dispositivos e a coleta de dados em tempo real. Entretanto, em áreas remotas, onde a infraestrutura de rede de dados é escassa ou inexistente, estabelecer uma conexão confiável pode ser um desafio significativo.

Leia mais »