saneamento basico

Conferência Internacional de Prevenção e Combate ao Lixo no Mar tem inscrição gratuita para gestor municipal

Com foco na capacitação de gestores municipais, a Conferência Internacional de Prevenção e Combate ao Lixo no Mar: do diagnóstico ao passo a passo para ações efetivas, que ocorrerá em 4 e 5 de julho em São Luís (MA), tem inscrições gratuitas para os representantes dos Municípios brasileiros.

O evento debaterá cada etapa de aprimoramento da gestão local de resíduos sólidos.

A Conferência Internacional  é promovida pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) em parceria com a Agência de Proteção Ambiental da Suécia (Sepa) e conta com o apoio da prefeitura de São Luís. A programação inclui diálogos com especialistas em gestão de resíduos sólidos da Sepa, da da International Solid Waste Association (ISWA) e do Ministério do Meio Ambiente.

As inscrições podem ser feitas on-line ao custo de R$ 100 — exceto para gestores municipais, que estão isentos da taxa. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulga a iniciativa por ser uma oportunidade de aprimorar e compartilhar conhecimentos na gestão municipal.

Leia também: Lixo no mar é problema do governo e da população

Meio ambiente

Em 22 de março de 2019, em comemoração ao Dia Mundial da Água, o Ministério do Meio Ambiente lançou o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (PNCLM). Atualmente, estima-se que 80% do lixo encontrado no mar tenham origem em atividades realizadas em terra.

Na semana passada, a CNM também divulgou editais do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente para Municípios costeiros que desejam instalar e operar barreiras de contenção de resíduos sólidos (ecobarreiras) ou realizar mutirões de limpeza de praias e mangues.

Fonte: CNM.

Últimas Notícias:
Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

02 de junho de 2026 – A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) lançou uma chamada pública para identificar projetos interessados no fornecimento de biometano ao estado, movimento que pode impulsionar novos investimentos e ampliar a participação de Minas Gerais em um dos segmentos mais promissores da transição energética brasileira e no aproveitamento econômico de resíduos para produção de combustível renovável.

Leia mais »

O saneamento e a hipocrisia ambiental

Enquanto redijo este texto, Minas Gerais conduz a etapa decisiva da desestatização da Copasa, operação que pode movimentar de R$ 8 a R$ 10 bilhões. O modelo segue o trilho aberto pelo Rio Grande do Sul com a Corsan e por São Paulo com a Sabesp: oferta a um investidor de referência, modernização de contratos com municípios titulares e ancoragem nas metas do Novo Marco do Saneamento.

Leia mais »