Conservação de água e Uso de fontes alternativas em edificações – Diferencial competitivo para empreendimentos

Inaugurando a palestra do PAINEL I – LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PARA A OTIMIZAÇÃO DO USO DA ÁGUA, contaremos com a presença de STELA GOLDEINSTEIN, explorando as tendências da gestão pública e privada da água.

conservacao-agua

Stela Goldenstein é uma das profissionais mais gabaritadas em assuntos ambientais do País, atuou por quatro anos na Secretária Estadual de Meio Ambiente (1995 e 1999), também assumiu o posto na Secretária Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo (2001-2002). Foi Diretora da empresa SG Consultoria Socioambiental (2003-2005), secretaria Adjunta de Governo e Assessora do Prefeito na Prefeitura Municipal de São Paulo (2005-2008). Stela também foi Diretora Executiva do Projeto Águas Claras do Rio Pinheiros (2012 e 2017), OSCIP – Organização Social Civil de Interesse Público que tem como foco a melhoria da qualidade das águas do Rio Pinheiros e a qualidade urbana da sua bacia. Stela é a representante para São Paulo do 2030 Water Resources Group, entidade vinculada ao Banco Mundial e ao IFC (International Finance Corporation).

O palestrante que iniciará o debate do PAINEL III – USO DE FONTES ALTERNATIVAS DE ÁGUA é o Professor Dr. José Carlos Mierzwa, Professor Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP, que conduzirá sua palestra sobre a Norma ABNT NBR 16783:2019 – Uso de fontes alternativas de água não potável em edificações.

conservacao-agua

O Professor Dr. José Carlos Mierzwa é um dos profissionais de maior referência no País, no que remete a assuntos sobre conservação e reúso de água e estudos e concepção de plantas que operam com a tecnologia de membranas. Sua linha de pesquisa atual está relacionada à modificação de membranas poliméricas para aplicação em tratamento de água e efluentes e membranas cerâmicas para separação de metano e dióxido de carbono. É professor pesquisador da Universidade de São Paulo – USP e diretor técnico do CIRRA /USP (Centro Internacional de Referência em Reúso de Água). Possui pós-doutorado na Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard (2011), livre docência na Escola Politécnica da USP (2009), doutorado em Engenharia Civil pela USP (2002), mestrado em Tecnologia Nuclear pela USP (1996) e graduação em Engenharia Química pela Universidade de Mogi das Cruzes (1989).

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »