saneamento basico

Controle da qualidade da água distribuída para Uberaba/MG é cada vez mais rigoroso

O controle de qualidade da água tratada em todo o sistema de abastecimento, desde a Estação de Tratamento de Água (ETA) até o cavalete dos imóveis é feito rigorosamente pelo Codau dentro dos padrões estabelecidos nacionalmente pelo Ministério da Saúde.

Coletas sistemáticas de amostras e ensaios são realizados diariamente pelo laboratório da autarquia, além de uma auditoria externa que ratifica procedimentos e análises desenvolvidos pela equipe de engenharia química, responsável pela ETA.

Luiz Guaritá Neto, presidente da autarquia, explica que a responsabilidade sobre o controle de qualidade da água sempre foi a tônica do trabalho do Codau sob qualquer situação. ‘Nosso corpo técnico se mantém alerta para o atendimento imediato e eficiente relativo ao padrão de potabilidade estabelecido pelo Ministério da Saúde. E diariamente realizamos esse controle total da água que é distribuída para a população. Fazemos até mais do que estabelecido em legislação, que é a permanente análise da água que chega em todas as unidades de saúde tanto pública, quanto particular de Uberaba’, assegurou ele.

Em relação à produção diária de água, o Codau faz análises rotineiras para testar a qualidade, emite relatórios impressos mensal, semestral e anual para a Vigilância em Saúde (SMS), Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) do Ministério da Saúde e para a Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande, além de entregar para cada consumidor.

Luiz Guaritá Neto observa que são realizadas, em média, 350 análises mensais. Entre os principais quesitos observados estão: cor, turbidez, cloro, PH, flúor e alumínio. Diversas análises também são feitas em pontos de grande circulação como escolas e creches, e ainda nos bairros rurais abastecidos por poços artesianos ou por mananciais.

Os parâmetros físico-químicos e microbiológicos analisados seguem normas e proporções de amostragem do Ministério da Saúde, portaria de consolidação nº 05/2017, anexo XX. Além das rotinas executadas pela autarquia, o Codau possui contrato com um laboratório externo acreditado e certificado, para realizar ensaios complementares mais complexos.

O plano desta amostragem envolve quase 90 parâmetros diferentes para as análises da água produzida em Uberaba. O engenheiro químico José Waldir de Souza Filho, gerente da ETA, ressalta que toda a metodologia das análises segue o padrão internacional estabelecido pela Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater.

Fonte: Jornal de Uberaba

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »