saneamento basico

Cuiabanos vão pagar mais caro pela tarifa de água a partir de março

Os usuários do sistema de água e esgoto de Cuiabá vão pagar mais pelos serviços a partir do mês de março deste ano. O aumento já foi autorizado pela Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Cuiabá (Amaes). Haverá reajuste de 14,89% sobre os valores da estrutura tarifária e serviços complementares atualmente praticados.

Com o aumento, o consumidor que antes pagava R$ 1,98 pelo metro cúbico de água, passa a pagar a partir do dia 3 do próximo mês R$ 2,27, pelo mesmo volume de água. O que dá R$ 0,29 a mais. Já o consumidor de baixa renda vai ter a tarifa reajustada em R$ 0,14. O serviço de ligação de água, na modalidade supressão por exemplo, com o aumento passa a custar R$ 74,86.

No ano passado, esse reajuste foi negado pela Justiça. A intenção era aumentar a tarifa em 14,98%. A concessionária dos serviços de água e esgoto havia protocolado um mandado de segurança para reajustar a taxa de água depois que a prefeitura da capital, por meio da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Município (Amaes), decidiu que o aumento iria ocorrer somente após alteração de uma clásula contratual.

À época, a empresa argumentou que havia ficado estabelecido que o reajuste da tarifa seria feito a cada 12 meses e que submeteu o reajuste à prefeitura. No entanto, foi determinada a revisão do contrato e homologação da redução do valor da tarifa em 0,92%. Isso porque, no início do ano passado, houve redução de 0,92% no valor da tarifa.

A CAB começou a atuar na prestação de serviços de água e esgoto em abril de 2012 em substituição à Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap). O contrato de concessão é para um período de 30 anos. A empresa é uma das operações da Companhia de Águas do Brasil (CAB ambiental), que pertence ao Grupo Galvão.

Fonte: G1
Veja mais: http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2014/02/cuiabanos-vao-pagar-mais-caro-pela-tarifa-de-agua-partir-de-marco.html

Últimas Notícias:
Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

02 de junho de 2026 – A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) lançou uma chamada pública para identificar projetos interessados no fornecimento de biometano ao estado, movimento que pode impulsionar novos investimentos e ampliar a participação de Minas Gerais em um dos segmentos mais promissores da transição energética brasileira e no aproveitamento econômico de resíduos para produção de combustível renovável.

Leia mais »

O saneamento e a hipocrisia ambiental

Enquanto redijo este texto, Minas Gerais conduz a etapa decisiva da desestatização da Copasa, operação que pode movimentar de R$ 8 a R$ 10 bilhões. O modelo segue o trilho aberto pelo Rio Grande do Sul com a Corsan e por São Paulo com a Sabesp: oferta a um investidor de referência, modernização de contratos com municípios titulares e ancoragem nas metas do Novo Marco do Saneamento.

Leia mais »