saneamento basico

DAE economiza 6 milhões de litros de água em nove meses

A DAE economizou entre outubro de 2014 e julho deste ano cerca de 6 milhões de litros de água após uma mudança na forma como é feita a limpeza nos reservatórios que possui em Jundiaí. O volume salvo do desperdício é suficiente para abastecer 750 pessoas durante um mês, considerando o consumo máximo de 8 mil litros por pessoa, segundo estimativas da Ares PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

Segundo o presidente da empresa, Jamil Yatim, a economia foi possível graças à criação da Seção de Desinfecção e Higienização de Instalações e à alteração no processo de limpeza dos reservatórios da cidade. “Antes da mudança, eram feitas manobras dos reservatórios até o limite mínimo de segurança e a água que sobrava no fundo era descartada. Para mudar isso, adquirimos bombas submersíveis que reaproveitam essa água que ficava no fundo e a transferem para uma câmara específica”, explica. O investimento na compra dos equipamentos foi de R$12 mil. “Nossa expectativa é economizar 10 milhões de litros por ano”, acrescenta Yatim.

O novo procedimento é feito em todos os 47 reservatórios, sendo que cada um deles é lavado uma vez ao ano. “Na última limpeza que fizemos na ETA (Estação de Tratamento de Água), no início de julho, economizamos 1 milhão de litros de água”, afirma André Moraes, chefe da Seção de Desinfecção e Higienização.

Ainda de acordo com Yatim, uma outra ação da DAE vai permitir a reutilização da água resultante das drenagens de rede. “Dois caminhões serão locados para reservar a água bruta que sairia do hidrante direto para a galeria de água pluvial”, explica. Após a drenagem, essa água bruta poderá ser devolvida à empresa ou utilizada em serviços, como limpeza de ruas após manutenção nas redes de esgoto. Segundo o presidente, o projeto está em fase de licitação.

Uso consciente – Apesar de a situação ser considerada sob controle em Jundiaí, onde a represa está com 95% de sua capacidade, a DAE segue com campanhas para uso consciente da água, garante Yatim. “Graças a essas campanhas e com o apoio da população, o consumo na cidade caiu 15% em 2014”, destaca.

Evitar lavar o carro, reduzir o tempo no banho, consertar os vazamentos (um furo de 2 mm no cano desperdiça 320 mil litros de água por dia) e utilizar mais a vassoura e menos a mangueira estão entre as principais dicas da DAE para gerar economia de água.

 

Fonte: JJ

Últimas Notícias: