Skip to content
quinta-feira, agosto 11, 2022
Últimas Notícias:
  • A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi a porta de entrada para o ESG
  • A Califórnia desenvolveu muito a energia solar residencial. Agora isto é um problema para os aterros sanitários.
  • Como Integrar IoT, SCADA e Legados
  • ANA e CNJ firmam cooperação para capacitação nas temáticas de conservação de água e solo, segurança de barragens, reservatórios e saneamento básico
  • 33º Encontro Técnico/Fenasan 2022: especialistas discutirão a gestão de resíduos sólidos nas áreas urbana e rural diante do novo Decreto 10936 (12/01/2022)
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato

DAE economiza 6 milhões de litros de água em nove meses

  • Geral
  • julho 28, 2015

A DAE economizou entre outubro de 2014 e julho deste ano cerca de 6 milhões de litros de água após uma mudança na forma como é feita a limpeza nos reservatórios que possui em Jundiaí. O volume salvo do desperdício é suficiente para abastecer 750 pessoas durante um mês, considerando o consumo máximo de 8 mil litros por pessoa, segundo estimativas da Ares PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

Segundo o presidente da empresa, Jamil Yatim, a economia foi possível graças à criação da Seção de Desinfecção e Higienização de Instalações e à alteração no processo de limpeza dos reservatórios da cidade. “Antes da mudança, eram feitas manobras dos reservatórios até o limite mínimo de segurança e a água que sobrava no fundo era descartada. Para mudar isso, adquirimos bombas submersíveis que reaproveitam essa água que ficava no fundo e a transferem para uma câmara específica”, explica. O investimento na compra dos equipamentos foi de R$12 mil. “Nossa expectativa é economizar 10 milhões de litros por ano”, acrescenta Yatim.

O novo procedimento é feito em todos os 47 reservatórios, sendo que cada um deles é lavado uma vez ao ano. “Na última limpeza que fizemos na ETA (Estação de Tratamento de Água), no início de julho, economizamos 1 milhão de litros de água”, afirma André Moraes, chefe da Seção de Desinfecção e Higienização.

Ainda de acordo com Yatim, uma outra ação da DAE vai permitir a reutilização da água resultante das drenagens de rede. “Dois caminhões serão locados para reservar a água bruta que sairia do hidrante direto para a galeria de água pluvial”, explica. Após a drenagem, essa água bruta poderá ser devolvida à empresa ou utilizada em serviços, como limpeza de ruas após manutenção nas redes de esgoto. Segundo o presidente, o projeto está em fase de licitação.

Uso consciente – Apesar de a situação ser considerada sob controle em Jundiaí, onde a represa está com 95% de sua capacidade, a DAE segue com campanhas para uso consciente da água, garante Yatim. “Graças a essas campanhas e com o apoio da população, o consumo na cidade caiu 15% em 2014”, destaca.

Evitar lavar o carro, reduzir o tempo no banho, consertar os vazamentos (um furo de 2 mm no cano desperdiça 320 mil litros de água por dia) e utilizar mais a vassoura e menos a mangueira estão entre as principais dicas da DAE para gerar economia de água.

 

Fonte: JJ

AnteriorAnteriorMP pede para Sanasa explicar alta na conta de água em Campinas, SP
Próximo55% dos municípios devem atrasar entrega dos planosPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

A Califórnia desenvolveu muito a energia solar residencial. Agora isto é um problema para os aterros sanitários.

9 min de leitura

A partir de 2006, o Estado, focado em incentivar as pessoas a utilizar a energia solar, deu subsídios aos proprietários que instalaram painéis fotovoltaicos, mas não tinham um plano abrangente para eliminá-los. Agora, os painéis utilizados nesses programas estão chegando ao fim da sua vida útil de 25 a 30 anos.

Disponibilidade de metais pesados em aterro de indústria siderúrgica

1 min de leitura

O estudo efetuou o levantamento detalhado da fonte poluidora com coletas de amostras de águas superficiais, subterrâneas, efluentes e resíduos sólidos industriais, associados ao Aterro Industrial.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

8° Encontro Nacional das Águas

Congresso bienal dedicado ao debate dos principais temas que afetam o saneamento básico e a iniciativa privada.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Parceiros

Conaut
Superbac
logo-bioproj
aquamec
logo-netzsch
suez
paques-logo-home.jpg
DENORA
Penetron
clean environment brasil
bf-dias

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.