saneamento basico

Deputados avaliam coleta seletiva de lixo e inclusão de catadores do DF

A Comissão de Desenvolvimento Urbano promove nesta terça-feira (29) audiência pública sobre a coleta seletiva e a inclusão dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis do Distrito Federal. O debate contará com a presença do secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, Diogo de Sant´Ana.

A deputada Erika Kokay (PT-DF), que solicitou o debate, argumenta que apesar de ter sido criada pela Lei 12.305/10, a Política Nacional de Resíduos Sólidos ainda encontra dificuldades de implementação.

A parlamentar cita como exemplo a situação atual do sistema de coleta seletiva do Distrito Federal. “É do Lixão da Estrutural que cerca de 2.500 catadores tiram o sustento, trabalhando em condições insalubres e sem qualquer segurança. O local é considerado o maior aterro sanitário a céu aberto da América Latina e deve ser fechado em poucos meses por determinação da lei.”

Erika Kokay assinalou que, com a iminência de ser fechado pelo governo, trabalhadores estão se organizando para cobrar indenização do Estado pelos serviços prestados.

De acordo com o Ministério Público, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) deve apresentar o projeto e o cronograma para encerramento dos trabalhos no local, de modo a assegurar condições estruturais para os catadores continuarem trabalhando após a desativação do lixão. “A categoria exige o cumprimento do Protocolo de Intenções de 2012, firmado entre o governo do Distrito Federal, o governo Federal e o Ministério do Trabalho, pelo qual os signatários se comprometeram a fomentar e desenvolver ações para o desenvolvimento sustentável, com inclusão social e econômica dos catadores de material reciclável do DF.”

Metas
A Política Nacional de Resíduos Sólidos tem por objetivo promover a integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis nas ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, associadas à inclusão social; à emancipação econômica desses trabalhadores e trabalhadoras; ao alcance de metas para a eliminação e recuperação de lixões, e ao incentivo à criação e ao desenvolvimento de cooperativas ou de outras formas de associação de catadores de resíduos sólidos.

Convidados
Também estão convidados para o debate:
– o secretário de Governo do Distrito Federal, Gustavo Soriano Lago;
– o secretário da Casa Civil do DF, Swedenberger Barbosa;
– o secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Governo do DF (Sedest), Jaira Puppim;
– o diretor-geral do Serviço de Limpeza Urbana do DF, Gastão Ramos;
– o representante da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Prodema) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Roberto Carlos Batista;
– o representante da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) do Ministério Público do Trabalho, Valdir Pereira da Silva;
– o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-Seção DF), Marcos Helano Montenegro; e
– o representante do Movimento Nacional dos Catadores, Ronei Alves da Silva.

A audiência será realizada no plenário 12, a partir das 14h30.
Câmara dos Deputados

Fonte: Brasília em tempo Real
Veja Mais: http://www.emtemporeal.com.br/index.asp?area=2&dia=28&mes=04&ano=2014&idnoticia=138020

Últimas Notícias:

#Comprometimento e Responsabilidade Técnica

Desde o início da criação da Comissão CE.010:105.007 – Comissão de Estudos de Produtos Químicos para Saneamento Básico, Água e Esgoto da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em março de 2004, atuo como profissional voluntário e imparcial em prol da sociedade brasileira. Esta Comissão faz parte do CB-10, Comitê Brasileiro de Química da ABNT.

Leia mais »
Cagece Rede Esgoto Chuvas

Cagece orienta sobre cuidados com a rede de esgoto durante período chuvoso

Com o início quadra chuvosa em todo o Ceará, os cuidados com as redes de esgoto e de drenagem precisam ser redobrados, e para evitar obstruções, extravasamentos e alagamentos, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) orienta que a população faça o uso correto dos dois sistemas. Dentre as principais orientações: não destinar água de chuva e lixo para a rede de esgoto da Cagece.

Leia mais »
Concessão Saneamento Itaú de Minas

Concessão do saneamento de Itaú de Minas já tem interessadas

Pelo menos duas empresas de saneamento do setor privado manifestaram interesse na concessão do serviço em Itaú de Minas, no Sul do Estado, durante a etapa de consulta pública, concluída em 21 de janeiro deste ano. As empresas são a Cristalina Saneamento e a Orbis Ambiental, que também disputou a licitação do serviço em Alpinópolis, cidade da mesma região e de tamanho similar a Itaú.

Leia mais »