saneamento basico

Deputados avaliam coleta seletiva de lixo e inclusão de catadores do DF

A Comissão de Desenvolvimento Urbano promove nesta terça-feira (29) audiência pública sobre a coleta seletiva e a inclusão dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis do Distrito Federal. O debate contará com a presença do secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, Diogo de Sant´Ana.

A deputada Erika Kokay (PT-DF), que solicitou o debate, argumenta que apesar de ter sido criada pela Lei 12.305/10, a Política Nacional de Resíduos Sólidos ainda encontra dificuldades de implementação.

A parlamentar cita como exemplo a situação atual do sistema de coleta seletiva do Distrito Federal. “É do Lixão da Estrutural que cerca de 2.500 catadores tiram o sustento, trabalhando em condições insalubres e sem qualquer segurança. O local é considerado o maior aterro sanitário a céu aberto da América Latina e deve ser fechado em poucos meses por determinação da lei.”

Erika Kokay assinalou que, com a iminência de ser fechado pelo governo, trabalhadores estão se organizando para cobrar indenização do Estado pelos serviços prestados.

De acordo com o Ministério Público, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) deve apresentar o projeto e o cronograma para encerramento dos trabalhos no local, de modo a assegurar condições estruturais para os catadores continuarem trabalhando após a desativação do lixão. “A categoria exige o cumprimento do Protocolo de Intenções de 2012, firmado entre o governo do Distrito Federal, o governo Federal e o Ministério do Trabalho, pelo qual os signatários se comprometeram a fomentar e desenvolver ações para o desenvolvimento sustentável, com inclusão social e econômica dos catadores de material reciclável do DF.”

Metas
A Política Nacional de Resíduos Sólidos tem por objetivo promover a integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis nas ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, associadas à inclusão social; à emancipação econômica desses trabalhadores e trabalhadoras; ao alcance de metas para a eliminação e recuperação de lixões, e ao incentivo à criação e ao desenvolvimento de cooperativas ou de outras formas de associação de catadores de resíduos sólidos.

Convidados
Também estão convidados para o debate:
– o secretário de Governo do Distrito Federal, Gustavo Soriano Lago;
– o secretário da Casa Civil do DF, Swedenberger Barbosa;
– o secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Governo do DF (Sedest), Jaira Puppim;
– o diretor-geral do Serviço de Limpeza Urbana do DF, Gastão Ramos;
– o representante da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Prodema) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Roberto Carlos Batista;
– o representante da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) do Ministério Público do Trabalho, Valdir Pereira da Silva;
– o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-Seção DF), Marcos Helano Montenegro; e
– o representante do Movimento Nacional dos Catadores, Ronei Alves da Silva.

A audiência será realizada no plenário 12, a partir das 14h30.
Câmara dos Deputados

Fonte: Brasília em tempo Real
Veja Mais: http://www.emtemporeal.com.br/index.asp?area=2&dia=28&mes=04&ano=2014&idnoticia=138020

Últimas Notícias:
Novas tecnologias ampliam tratamento de esgoto em estação que atende moradores das zonas norte e leste de São Paulo

Novas tecnologias ampliam tratamento de esgoto em estação que atende moradores das zonas norte e leste de São Paulo

São Paulo, 11 de junho de 2026 – A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Parque Novo Mundo, na capital paulista. Passa por um “upgrade tecnológico” que contribuirá com a ampliação do tratamento em 148% – de 2,5 milhões para 6,2 milhões de litros por segundo. Com novos equipamentos e processos, a ETE, inaugurada há 28 anos, poderá crescer sem aumentar a área de 190 mil metros quadrados que ocupa na zona norte de São Paulo, uma das mais adensadas da capital.

Leia mais »
Estudo aponta que Holambra acumulou R$ 278 milhões em ganhos socioeconômicos com avanços no saneamento

Estudo aponta que Holambra acumulou R$ 278 milhões em ganhos socioeconômicos com avanços no saneamento

Levantamento do Instituto Trata Brasil detalha os impactos positivos na saúde, no turismo e na valorização imobiliária do município. A expansão da infraestrutura de saneamento básico em Holambra (SP) gerou um impacto positivo de R$ 278 milhões para o município entre 2013 e 2024. Os dados são do novo estudo “Benefícios Econômicos da Expansão do Saneamento em Holambra”.

Leia mais »
Estudos de tratabilidade a importância da avaliação técnica na definição de rotas de tratamento e desaguamento de lodos SBV Engenharia Ambiental

Estudos de tratabilidade: a importância da avaliação técnica na definição de rotas de tratamento e desaguamento de lodos | SBV Engenharia Ambiental

A gestão de lodos constitui um dos principais desafios operacionais enfrentados por indústrias e sistemas de saneamento. Embora frequentemente tratada como uma etapa secundária dentro do processo de tratamento de efluentes, a geração, o manejo e a destinação desses resíduos representam parcela significativa dos custos operacionais de uma unidade, além de influenciarem diretamente sua eficiência ambiental e sua conformidade regulatória.

Leia mais »