saneamento basico

Deso implanta anel de reforço para expandir abastecimento

Desde o mês de abril, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) está executando as obras de ampliação do Sistema de Abastecimento Poxim. Os serviços compreendem a implantação de anel de reforço que vão expandir a produção de água tratada em 600 l/s, beneficiando 700 mil pessoas com maior segurança na oferta de água. São investidos R$ 18.868.984,68, com recursos do Governo Federal e Governo do Estado.

A obra atende diretamente a Zona Central de Aracaju e a Zona de Expansão, além dos conjuntos Roza Elze e Eduardo Gomes. A partir da construção 4.864 metros de adutoras de diâmetro de 1.000 a 700 milímetros e a implantação de 7.920 m de rede de distribuição, com diâmetro de 500 a 200 milímetros, estas localidades terão redes exclusivas para o abastecimento.

O engenheiro responsável pela obra, Cássio Dantas explica como este projeto somará resultados positivos. “Hoje a Zona Central de Aracaju e a Zona de Expansão são atendidas por uma única adutora de 600 milímetros. Com esta obra, que chamamos de “anel de reforço”, cada região terá uma tubulação exclusiva, a existente ficará abastecendo a zona central e uma nova de 700 milímetros atenderá exclusivamente a Zona de Expansão, Eduardo Gomes e Roza Elze. Desta forma é possível garantir mais segurança no abastecimento”.

A ampliação do Sistema Poxim conta ainda com a construção de estação elevatória e um reservatório com capacidade de 400 metros cúbicos. Atualmente estão sendo implantadas as tubulações do anel de reforço do R5 e R6. A previsão é que em abril de 2015, a obra já esteja totalmente concluída, reforçando a segurança no abastecimento de água potável para a população.

Hoje, quem mora na região metropolitana de Aracaju está livre dos riscos de racionamento devido a duplicação da adutora do São Francisco e construção da barragem do Poxim. Somado a essas estruturas, são as obras complementares que aumentam a eficiência dos sistemas de abastecimento. Esta é uma das prioridades que integra os projetos de saneamento executados pela Deso, com investimentos do Governo do Estado e do Governo Federal.

Fonte: FaxAju
Veja mais: http://www.faxaju.com.br/conteudo.asp?id=183993

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »