Skip to content
segunda-feira, maio 23, 2022
Últimas Notícias:
  • Prefeitura executa ações para melhorar drenagem urbana no Guarujá/SP
  • Bruno Martins Baldi
  • Potencial energético dos resíduos sólidos urbanos na região do Grande ABC
  • Prefeitura de Três Lagoas/MS abre consulta pública para atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico
  • Sustentabilidade na construção civil
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login
residuos

Destinação correta de resíduos garante economia e impacto social

  • Geral
  • agosto 17, 2020

A correta destinação de resíduos é um desafio para as empresas em todo o país.

Este mês , a Lei 12.305/2010 que define a Política Nacional de Resíduos Sólidos completa uma década. No entanto, apenas 59,5% dos resíduos sólidos no país recebem destinação sustentável, de acordo com um estudo da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Paralelo a isso, o Brasil é o país que mais produz resíduos sólidos em toda a América Latina – 40% do total –, só no ano passado foram 79 milhões de toneladas. Na Agreste Saneamento, o tema se transformou em uma iniciativa que além de resultar na destinação adequada de materiais sólidos, gera economia e ainda beneficia cooperativas.

Diariamente, a empresa produz uma diversidade de resíduos que vai desde embalagens, fardamentos, até lâmpadas. Quase 100% desses materiais descartados podem ganhar uma nova utilidade e ainda gerar economia e impacto social. Tanto é que, desde o início do ano, mais de 640 toneladas de materiais foram enviadas a cooperativas de reciclagem de Arapiraca, contribuindo para a geração de emprego e renda.

LEIA TAMBÉM: MMA LANÇA CONSULTA PÚBLICA DO PLANO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS, ESPERADO HÁ 10 ANOS

Reciclagem do Material

Diariamente, a empresa produz uma diversidade de resíduos que vai desde embalagens, fardamentos, até lâmpadas. Quase 100% desses materiais descartados podem ganhar uma nova utilidade e ainda gerar economia e impacto social. Tanto é que, desde o início do ano, mais de 640 toneladas de materiais foram enviadas a cooperativas de reciclagem de Arapiraca, contribuindo para a geração de emprego e renda.

Funciona da seguinte forma: A empresa faz a separação e as cooperativas coletam o material de forma regular. Maria do Socorro da Silva, coordenadora da Associação de Catadores de Resíduos Sólidos de Arapiraca (Ascara), destaca que a parceria entre a Agreste Saneamento tem sido a principal fonte de renda da cooperativa.

“Temos recebido muito suporte da Agreste, atualmente é de lá que recebemos a maior parte de materiais recicláveis, temos outras empresas que nos ajudam, mas a Agreste é a principal fonte de renda. Eles nos passam materiais que têm um bom preço, e isso tem dado muito futuro. Eles não medem esforços para nos ajudar. São 12 catadores e todos dependem disso, dessa fonte de renda”, pontua.

Logística Reversa 

De acordo com o diretor operacional da Agreste Saneamento, Sérgio Bovo, a iniciativa integra o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) da empresa.

“Seguimos o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em conformidade com a Lei 12.305/2010. E os benefícios da gestão de resíduos, da geração até a destinação, são visíveis e palpáveis. Em uma escala macro temos o cuidado com o meio ambiente, visto que o descarte incorreto é responsável por sérios problemas da nossa sociedade atualmente. Dentro da Agreste Saneamento, temos um impacto positivo diretamente ligado à economia: conseguimos reduzir custos, cerca de R$ 10 mil, dinheiro que seria gasto com procedimentos da gestão de resíduos”, enfatiza.

A empresa realiza ainda um planejamento para a devolução dos fardamentos e calçados dos colaboradores, a chamada logística reversa, em que os itens são devolvidos às fábricas e lá são reciclados ou doados.

LEIA TAMBÉM: ASSOCIAÇÃO LUTA PARA TRANSFORMAR O RIO NA CAPITAL NACIONAL DA RECICLAGEM DE RESÍDUOS

Resíduos Orgânicos

“A fábrica nos oferta um desconto na aquisição de novos fardamentos e os antigos são reciclados, ou nossa marca é retirada e eles são doados para a população vulnerável. Além disso, destinamos lâmpadas e baterias a pontos de coleta específicos, uma vez que estes são materiais com compostos bastante prejudiciais ao meio ambiente”.

Apenas os resíduos orgânicos são direcionados ao aterro sanitário. Até o lodo das estações de tratamento e as mantas de polipropileno ganham nova utilidade: o lodo vai para a produção de tijolos e as mantas para utilização na agricultura familiar.

“A sustentabilidade é a base de todo o trabalho que realizamos, já que é o DNA da companhia. Sabemos que a cadeia de valor da água não termina quando ela sai da torneira, ou quando o cliente a consome, e que cada parte do processo deixa uma ‘pegada‘. Minimizá-la também é parte essencial do que fazemos. Repensar esses ‘rastros’ no mundo é um compromisso que precisa ser de todos e essa é uma mudança que fazemos questão de inspirar“, finaliza.

Fonte: Cada Minuto.

AnteriorAnteriorEnquanto espera por parceiro privado, Sanesul ativa estações de esgoto com dinheiro público
PróximoA aplicabilidade do chorume oriundo do processo de compostagem biofertlizante orgânico para agricultura sustentávelPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Sustentabilidade na construção civil

1 min de leitura

O presente trabalho pretende apresentar uma abordagem sobre o tema SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇAO CIVIL através de casos reais pois as características de uma construção sustentável interferem diretamente na relação do homem/meio-ambiente com questões que podem ser minimizadas quando se resolve investir em um planejamento adequado.

Análise do aproveitamento do lodo de estações de tratamento de água em pavimentos

1 min de leitura

O presente estudo teve como objetivo analisar uma disposição final ambientalmente adequada, economicamente viável e tecnicamente praticável dos lodos de estação de tratamento de água como sub-camadas dos pavimentos, analisando o comportamento mecânico do lodo da ETA Mambu-Branco pelo ensaio Índice de Suporte Califórnia e análises de características físico químicas do material.

Vídeos

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura

É muito fácil se impressionar com a estrutura da Tequaly, são mais de 100 mil m² de espaço, sendo 5 mil de área administrativa e todo o restante de área fabril.

bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura
Futuro aguas

FILME: O Futuro das Águas: o desafio do século

1 min de leitura

Eventos e Cursos

Compliance no Saneamento e o Impacto da Agenda ESG

Data: 08/06

A disciplina visa apresentar a importância do compliance na estruturação e operação de projetos de saneamento, assim como o impacto da agenda ESG no setor.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

paques-logo-home.jpg
Superbac
clean environment brasil
suez
Conaut
logo-bioproj
bf-dias
DENORA
logo-netzsch
Penetron
aquamec

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.