saneamento basico

Dielson Brelaz assume SAAE Paritins

O novo administrador do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Parintins iniciou, na semana passada, seus trabalhos à frente da autarquia estipulando metas ousadas. Dielson Brelaz teve seu nome indicado pelo prefeito Alexandre da Carbrás e aprovado por 10 dos 11 vereadores de Parintins.

Entre as medidas que deverão ser implementadas, em curto espaço de tempo, está a perfuração de pelo menos dois novos poços em Parintins em resposta a uma medida judicial que determinou a paralisação do uso de dois reservatórios na área próxima ao beco Submarino. Outro objetivo da nova gestão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto é a aquisição de equipamento e tecnologia para perfuração de poços o que beneficiará a cidade e interior.

Dielson Brelaz afirmou que o prefeito Alexandre da Carbrás também quer que a qualidade da água de Parintins seja analisada minuciosamente para que tenha qualidade ideal para utilização da população. Para isso, disse ele, serão contratados técnicos especialistas e será montado um novo laboratório. Segundo o novo gestor do SAAE, para que as metas sejam cumpridas é necessário diminuir a inadimplência dos usuários que chega a mais de 60% em toda Parintins. Ao todo são exatos 19.175 consumidores cadastrados.

Segundo levantamento realizado pelo órgão, a maior taxa de inadimplência está no centro da cidade. Dielson Brelaz que deverá ser empossado nos próximos dias pelo prefeito Alexandre da Carbrás afirmou que o valor devido pelos inadimplentes chega a R$ 4 milhões de reais.

Na semana passada foi iniciada uma campanha de regularização que terá três fases. A primeira em andamento é a chamada via carro de som aos consumidores com mais de cinco talões em débito. Está sendo oferecido um plano de parcelamento da dívida. A segunda será a ida das equipes do órgão aos bairros no chamado SAAE Itinerante para esclarecimento da população quanto a importância de estar em dia com os pagamentos. A terceira será a suspensão do serviço.

Dielson Brelaz disse também que a meta do SAAE é diminuir a inadimplência em 30% até o mês de dezembro de 2014 e mais 35% em 2015 o que deverá deixar a autarquia pronta para realizar investimentos na cidade e interior.

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »