saneamento basico

Empresa cria método para reutilizar água da chuva em banheiros

Uma empresa de logística e locação para eventos em São Paulo investiu R$ 4 mil para a criação de um sistema de reúso de água da chuva na descarga de seis banheiros e na limpeza. Os reservatórios instalados na laje do imóvel na Vila Mariana foram interligados e têm capacidade para armazenar 3 mil litros de água.

O sócio-proprietário da empresa Renato Salvatore contou que decidiu montar o sistema porque não aceitava o desperdício ao descartar a água da chuva coletada na calha direto para o esgoto. Em média, trabalham no local entre 30 e 50 pessoas, dependendo do período do ano, e a descarga representa 80% do consumo de água da empresa.

Desde o mês de janeiro, quando o sistema de reúso começou a funcionar, a economia na conta da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) foi de ao menos 50%, segundo o administrador.

Montagem caseira

O empresário decidiu montar o sistema por conta própria com a ajuda de um funcionário. Eles interligaram calhas do telhado às novas tubulações de PVC e armazenaram a água da chuva em 10 reservatórios. Para evitar problemas com a dengue, foram colocadas telas na abertura das “bombonas”.

Outra etapa foi adaptar os canos até um tanque e às descargas para receberem água da chuva e também da rede da Sabesp. “Nós fizeram adaptações para quando ficar muito tempo sem chover. Isso até agora não aconteceu. A gente descarta muita água da chuva por não ter onde armazenar”, relatou o empresário.

Ele pretende “doar” água captada da chuva para um prédio vizinho, que segundo ele, não tem cisterna e para reutilizar a água para limpeza de áreas externas.

 

Fonte: G1

Últimas Notícias: