saneamento basico
biogas

Especialistas debatem desperdício de energias renováveis nas cidades no Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Será que o resíduo urbano faz parte do problema ou da solução do desperdício de energias renováveis em forma de esgoto e lixo nas cidades?

Para Gabriela Otero, coordenadora técnica da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a resposta é simples: solução.

Gabriela diz que a Abrelpe e a Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) fizeram recentemente um estudo conjunto sobre o potencial perdido em biogás que poderia ser gerado com a parte orgânica do resíduo sólido urbano. Os resultados serão um dos assuntos abordados durante o painel “Estamos desperdiçando energias renováveis em forma de esgoto e lixo urbano?” que acontece em forma de webinar no YouTube no dia 9 de setembro, a partir das 10h30 da manhã, o primeiro dia da programação do evento online  do 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

“Vamos mostrar como a geração de biogás com a destinação adequada desses resíduos sólidos é importante não só para a cadeia do biogás, mas também para outros setores, como o de transporte, o de energia e o da agricultura urbana familiar, por exemplo, e a criação de cidades inteligentes”, diz a coordenadora técnica da Abrelpe, que debaterá o assunto com Suelen Paesi e Vânia Schneider (Universidade de Caxias do Sul – UCS), José Fernando Thomé Jucá (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE) e Maria Varesche (Universidade de São Paulo – USP).


LEIA TAMBÉM: BIOGÁS AUMENTA COMPETITIVIDADE DE COOPS


Programação

A programação online do Fórum ainda tem outros dois dias. Na quinta-feira, dia 10 de setembro, o tema é “Como tornar uma planta de biogás no agronegócio mais eficiente e lucrativa?”, com Airton Kunz e Ricardo Steinmetz (Embrapa Suínos e Aves), Odorico Konrad (Universidade do Vale do Taquari – Univates) e André Holzhacker (Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – Astap). No dia 11 (sexta-feira), é a vez de debater “Biogás no Brasil: Quais os avanços e perspectivas de futuro?”, com Felipe Souza Marques (Centro Internacional de Energias Renováveis – CIBiogás), Tamar Roitman (Associação Brasileira do Biogás – ABiogás), Luis Felipe Colturato (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial – Unido/GEF), Maycon Vendrame (Itaipu Binacional) e Hugo Figueiredo (Companhia de Gás do Ceará – Cegás).

As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente, e os participantes receberão certificado digital. As transmissões serão ao vivo no canal do evento no YouTube (youtube.com/biogasebiometano), e apenas os inscritos receberão link de acesso.

Fórum presencial em 2021 – O encontro presencial do 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano acontece em Caxias do Sul-RS, entre 29 de março e 1º de abril de 2021, no UCS Teatro e no Centro de Convivência da UCS.

O Evento

A programação inclui seminários técnico-científicos, reuniões com produtores, setor industrial, prefeituras, pesquisadores e instituições de ciência e tecnologia e palestras, além do espaço de negócios para empresas divulgarem seus produtos e serviços. Nos painéis serão debatidos o panorama do biogás e do biometano; arranjos cooperativos e parcerias público-privadas em projetos de biogás; biogás para energia elétrica; desafios e oportunidades para o biometano; biogás na indústria e na agropecuária e biogás de resíduos sólidos urbanos e esgoto.

Na quinta-feira, último dia do evento, os inscritos nas visitas técnicas podem acompanhar experiências e aplicações práticas de produção de biogás. Um dos roteiros inclui visitas à Fazenda Trevisan em Farroupilha e à Ambev em Viamão. A segunda opção é por visitas à Folhito Adubos Orgânicos em Estrela e à propriedade da família Wallauer em Salvador do Sul. A programação completa, os roteiros e outras informações estão disponíveis no site do evento, no endereço www.biogasebiometano.com.br.

Realização – O 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é uma realização CIBiogás, Embrapa Suínos e Aves e UCS, com organização da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

Serviço:
Webinars do 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Quando: de 9 a 11 de setembro de 2020
Onde: Canal do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano no YouTube (youtube.com/biogasebiometano), às 10h30 da manhã
Inscrições: gratuitas e abertas: www.biogasebiometano.com.br

Fonte: Notícias Agrícolas. 


NOTÍCIA DO DIA: BOMBAS SUBMERSÍVEIS WEDA SÃO DESTAQUE DA ITUBOMBAS PARA OS SETORES DE SANEAMENTO E AMBIENTAL

Últimas Notícias:
Risco Ambiental Fármacos Esgoto

Avaliação de risco ambiental de fármacos e desreguladores endócrinos presentes no esgoto sanitário brasileiro

Este estudo investigou a ocorrência, remoção e impacto na biota aquática de 19 contaminantes de preocupação emergente (CEC) comumente reportados no esgoto brasileiro bruto e/ou tratado. Para 14 CEC (E1, E2, EE2, GEN, DCF, PCT, BPA, IBU, NPX, CAF, TMP, SMX, CIP, LEV), sua presença em esgoto tratado apresentou um alto risco ambiental em pelo menos 2 dos 6 cenários de diluição considerados.

Leia mais »
greenTalks Sustentabilidade de Embalagens

greenTalks entrevista Bruno Pereira, CEO da Ecopopuli, sobre sustentabilidade de embalagens

O segundo episódio da temporada 2024 do videocast greenTalks – uma iniciativa pioneira entre a green4T e NEO MONDO para discutir o papel fundamental da tecnologia na promoção de um futuro mais sustentável – tem como entrevistado especial Bruno Pereira, Especialista em Sustentabilidade Positiva, Líder do Comitê de Sustentabilidade da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) e CEO da Ecopopuli.

Leia mais »
Gestão Resíduos Sólidos Urbanos

Estudo aponta caminhos para a gestão de resíduos sólidos urbanos

Apenas a cidade de São Paulo produz cerca de 20 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) todos os dias, sendo 12 mil domiciliares e 8 mil da limpeza urbana, decorrentes de atividades de varrição, recolhimento de restos de feiras, podas e capinas. Considerando somente as 12 mil toneladas produzidas nas residências, isso dá uma média de aproximadamente 1 quilo de lixo por habitante ao dia.

Leia mais »