saneamento basico

Esac comenta poluição na Lagoa de Araruama e diz que esgoto é tratado

Um mês depois de um estudo que apontou Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, como a principal poluidora da Lagoa de Araruama, a empresa responsável pelo saneamento na cidade se pronunciou sobre o assunto. Em abril, ambientalistas observaram a possibilidade do esgoto jogado na lagoa não ser devidamente tratado. Mas de acordo com a direção da empresa, é usado um sistema que trata apenas parte do esgoto. Ainda segundo eles, os níveis de poluição são mínimos. Em reportagem para a Inter TV, a empresa mostrou como funciona o processo.

O esgoto tratado pela Esac, a empresa de saneamento de Arraial do Cabo, passa por um reservatório. O sistema usado é o secundário, em que são retiradas as partículas sólidas da água. O destino é um canal que desemboca na Lagoa de Araruama. Cerca de 30 litros de água tratada são despejados no local por segundo e, apesar da coloração esverdeada e o cheiro forte, o diretor técnico da empresa, João Melo, explica que não há poluição.

“Se a gente fosse dar uma nota de zero a dez, seria sete. Ela está entre regular e boa. Ótima não, porque nós ainda precisamos de alguns itens para complementar e ela ser 100%. O nosso quantitativo é insignificante pelo volume que a lagoa tem. Mesmo se quisesse ele (esgoto) não ia prejudicar a lagoa”, declarou o Melo. O diretor da empresa de saneamento disse ainda que o município não pode ser responsabilizado pela poluição do canal e o que cai na Lagoa de Araruama.

Porém a água vista sendo tratada na empresa é diferente da que cai no canal, que possui uma coloração completamente diferente. Para entender o que acontece e o motivo da coloração esverdeada, uma amostra da água vai ser enviada para análise do Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos.

O grupo de ambientalistas também pede a elaboração do plano municipal de saneamento para Arraial do Cabo, que precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores da cidade. Até a aprovação, eles acreditam que o resultado da análise da água deverá confirmar as suspeitas sobre a poluição da água.

 

Fonte: G1

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »