saneamento basico

Estação de reúso de água da Petrobrás gera economia de 280 milhões de litros

Em um ano e meio de funcionamento, a Estação de Tratamento e Reuso de Água (ETRA), do nosso Centro de Pesquisas (Cenpes),  trouxe ganhos significativos como o aproveitamento de 280 milhões de litros de água de reúso gerada. A economia foi equivalente a R$ 8,3 milhões em tratamento de esgoto e em fornecimento de água pelo sistema público.

Em julho de 2012, o Cenpes iniciou a operação da Estação de Tratamento e Reuso de Água, responsável pelo tratamento dos esgotos sanitários e industriais de todo o complexo do Centro de Pesquisas, localizado na Ilha do Fundão, Rio de Janeiro.

Além da ETRA, o sistema implantado pelo Cenpes de captação da água da chuva de telhados e pisos para a utilização em bacias sanitárias e irrigação contribui, adicionalmente, para a economia anual de cerca de R$ 2,5 milhões, reforçando a importância desses projetos.

 

Últimas Notícias:
Como estruturas de drenagem evitam enchentes nos centros urbanos

Como estruturas de drenagem evitam enchentes nos centros urbanos?

Os projetos de Engenharia desempenham um papel essencial na preparação das grandes cidades para períodos de chuvas intensas. Na Grande São Paulo, obras de drenagem e intervenções em infraestrutura urbana contribuem para reduzir os impactos causados pelos temporais e ampliar a proteção de comércios, moradias e vias públicas.

Leia mais »