saneamento basico

Estação transforma esgoto em água de reuso no sertão de Pernambuco

Uma estação experimental que transforma esgoto em água de reuso está melhorando a vida dos moradores da área rural de Pesqueira, no agreste de Pernambuco. A água tratada serve pra irrigar o pasto, a lavoura e ainda ajuda a preservar os mananciais da região.

A seca é severa na região, por isso a água do esgoto doméstico pode ser a solução. A pequena estação experimental da Universidade Federal Rural de Pernambuco trata diariamente quatro mil litros de esgoto.
A água é filtrada no tanque de pedras para retirar o material sólido. Depois, dentro do reator, as bactérias presentes no próprio esgoto promovem a decomposição da matéria orgânica. É um tratamento biológico que dura cinco dias.

“A proposta dessa unidade é exatamente aplicar um esgoto pré-tratado, com sua carga orgânica reduzida e rica em nutrientes que as plantas precisam, para o seu pleno desenvolvimento”, explica o professor da UFRPE Abelardo Montenegro.

Esta tecnologia pode resolver dois grandes problemas muito comuns nos povoados do interior do Nordeste: aumentar a oferta de água numa região onde ela é escassa e cuidar do meio ambiente, tratando os esgotos que poluem os poucos mananciais da área da seca

Últimas Notícias: