saneamento basico

Estação transforma esgoto em água de reuso no sertão de Pernambuco

Uma estação experimental que transforma esgoto em água de reuso está melhorando a vida dos moradores da área rural de Pesqueira, no agreste de Pernambuco. A água tratada serve pra irrigar o pasto, a lavoura e ainda ajuda a preservar os mananciais da região.

A seca é severa na região, por isso a água do esgoto doméstico pode ser a solução. A pequena estação experimental da Universidade Federal Rural de Pernambuco trata diariamente quatro mil litros de esgoto.
A água é filtrada no tanque de pedras para retirar o material sólido. Depois, dentro do reator, as bactérias presentes no próprio esgoto promovem a decomposição da matéria orgânica. É um tratamento biológico que dura cinco dias.

“A proposta dessa unidade é exatamente aplicar um esgoto pré-tratado, com sua carga orgânica reduzida e rica em nutrientes que as plantas precisam, para o seu pleno desenvolvimento”, explica o professor da UFRPE Abelardo Montenegro.

Esta tecnologia pode resolver dois grandes problemas muito comuns nos povoados do interior do Nordeste: aumentar a oferta de água numa região onde ela é escassa e cuidar do meio ambiente, tratando os esgotos que poluem os poucos mananciais da área da seca

Últimas Notícias:
Integração de sistemas no saneamento o risco operacional que começa na desorganização dos dados EOS Systems

Integração de sistemas no saneamento: o risco operacional que começa na desorganização dos dados | EOS Systems

No setor de saneamento, a falta de integração entre sistemas não é apenas um problema de TI; é um risco operacional sistêmico. Quando o sistema comercial (faturamento) não se comunica com o operacional (telemetria/GIS) e ambos ignoram o fiscal (ERP), a operação da concessionária entra em um ciclo de desorganização de dados, onde a informação se torna incompleta e a tomada de decisão perde efetividade.

Leia mais »
Novo marco legal do saneamento fracasso ou limites estruturais

Novo marco legal do saneamento: fracasso ou limites estruturais?

Nos últimos meses, uma sequência de notícias sobre concessões esvaziadas, revisões de modelagens e redução do interesse privado em projetos de saneamento reacendeu um debate incômodo. O novo marco legal do setor (Lei 14.026/2020) estaria falhando em sua principal promessa: a universalização dos serviços até 2033?

Leia mais »