saneamento basico
estacao-tratamento-esgoto

Governo de SP entrega Estação de Tratamento de Esgoto de Olímpia/SP

Autoridades do Governo do Estado estarão, neste fim de semana, na Estância Turística de Olímpia, para entregar a Estação de Tratamento de Esgoto de Olímpia.

O evento será realizado neste sábado, dia 3 de agosto, e contará com a presença do governador em exercício, Rodrigo Garcia, o superintendente do DADE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Alceu Segamarchi Júnior, os secretários estaduais Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional) e Vinicius Lummertz (Turismo), além do deputado federal olimpiense, Geninho Zuliani, o prefeito de Olímpia, Fernando Cunha, e outras autoridades e lideranças políticas.

As obras foram executadas pelo DAEE, por meio do programa Água Limpa e representam um investimento total de R$ 28,2 milhões, tendo sido a área doada pelo município. A construção teve início na gestão do ex-prefeito da cidade, Geninho Zuliani, e foi concluída no atual mandato, após empenho do prefeito Fernando Cunha, com o apoio do deputado, para a liberação de recursos para a finalização da obra.

O novo empreendimento possui capacidade para tratar todo o esgoto gerado pelo município. Com a retirada de aproximadamente 81 toneladas/mês de esgoto doméstico que era lançado in natura no córrego Olhos D’Água, a ETE vai beneficiar toda a população da região e das bacias hidrográficas dos rios Turvo e Grande.

“Essa é uma obra importante para uma das estâncias turísticas de maior destaque do Estado, trazendo mais saúde e qualidade de vida para a sua população e para os visitantes. Investir em tratamento de esgoto, é investir em qualidade de vida e gerar economia com a prevenção de problemas de saúde da população”, destaca o Superintendente do DAEE.

Obra de saneamento

Para o prefeito de Olímpia, Fernando Cunha, esta é a maior obra de saneamento da história do município. “Nossa cidade se destaca pelo desenvolvimento e, agora, teremos uma Estação de Tratamento de Esgoto à altura, com a qualidade que nossa população merece. A obra foi viabilizada graças aos investimentos do Governo do Estado e, em breve, estará operando para tratar 100% do esgoto de Olímpia e devolvendo a água para o Córrego Olhos D´Água já tratada e sem poluição. Serão 500 mil litros por hora de esgoto, atendendo toda a cidade”, declarou.

“O saneamento básico é um direito do cidadão e uma questão de saúde pública. Por isso, desde o início, esta obra sempre esteve entre as nossas prioridades e foi, por inúmeras vezes, o motivo de reuniões que tivemos, junto ao Estado, a fim de que fosse concluída o quanto antes. Contamos com o auxílio de líderes importantes como o deputado Geninho, que iniciou essa obra, e a colaboração do Governo Estadual e do DAEE, que sempre estiveram dispostos a nos atender e nos auxiliar com a liberação de recursos”, acrescentou o prefeito.

“Hoje, se considerarmos todo o esgoto gerado no país (coletado ou não) apenas 46% recebe tratamento. Olímpia, com essa estação de tratamento, será um dos poucos municípios localizados no noroeste paulista, que terá 100% do esgoto gerado na cidade tratado. Buscar alternativas para solução desse impasse é só o início de um trabalho macro que estamos desenvolvendo pelo País, o qual terá respaldo no novo marco legal do saneamento básico brasileiro. Em Olímpia, iniciamos o projeto e execução da obra em 2009 e agora, com a inauguração, é a realização de um ideal, proporcionar à população de Olímpia um saneamento de qualidade”, salientou o deputado federal, Geninho Zuliani, do DEM/SP.

O programa Água Limpa já investiu R$ 561 milhões na construção de 119 ETEs em 116 municípios, beneficiando mais de 1,9 milhão de habitantes, e retirando aproximadamente 3,5 mil toneladas por mês de carga orgânica dos ri2os paulistas. Atualmente, o Governo do Estado está investindo mais R$ 45 milhões na construção de ETEs em 4 municípios, que vão tratar os esgotos de mais de 135 mil habitantes.

A ETE de Olímpia 

Localizada próximo à confluência das rodovias Assis Chateaubriand e avenida Governador Ademar Pereira de Barros, a ETE de Olímpia opera com um conjunto de reatores anaeróbios, filtros biológicos e decantadores. Este processo de tratamento, além de apresentar baixo custo de implantação e operação, ocupa pequena área para ser implantado e apresenta uma grande simplicidade operacional, baixa produção de lodos e eficiência compatível com a legislação ambiental.

O conjunto de obras inclui também 2,3 quilômetros de emissários, estação elevatória e 360 metros de linha de recalque e 200 metros emissário de esgoto tratado.

115 municípios beneficiados

O Programa Água Limpa foi criado em 2005, por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, DAEE e Secretaria da Saúde, com objetivo de implantar sistemas de tratamento de esgotos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela SABESP.

Fonte: SBT Interior.

Últimas Notícias:
El Niño Armadores temem demora nas dragagens e nova crise na Amazônia

El Niño: Armadores temem demora nas dragagens e nova crise na Amazônia

Cerca de R$ 300 milhões teriam sido gastos pelo governo federal em dragagens emergenciais nas hidrovias da Amazônia nos últimos três anos. O problema, segundo armadores e operadores logísticos da região. É que boa parte dessas intervenções chegou tarde demais, quando a seca já havia produzido seus efeitos mais severos e os rios começavam a recuperar seus níveis. Agora, em ano de super El Niño, o setor teme a repetição desse roteiro.

Leia mais »
O Mar Não é Estação de Tratamento O Futuro das Nossas Águas no Conama

O Mar Não é Estação de Tratamento: O Futuro das Nossas Águas no Conama

O Brasil está diante de uma decisão ambiental de enorme relevância, embora ainda pouco percebida pela sociedade: a revisão da Resolução Conama nº 430/2011, norma que estabelece as condições e padrões para o lançamento de efluentes em corpos hídricos. O que pode parecer um debate técnico restrito a especialistas, na verdade, impacta diretamente a qualidade de nossos rios, estuários, baías, manguezais, zonas costeiras e oceanos. Em outras palavras, afeta a saúde ecológica do país e, por consequência, a da população.

Leia mais »
Investimentos em saneamento na Baixada Santista crescem cinco vezes e alcançam R$ 980 por pessoa ao ano

Investimentos em saneamento na Baixada Santista crescem cinco vezes e alcançam R$ 980 por pessoa ao ano

Os investimentos em saneamento básico na Baixada Santista serão cinco vezes maior após a desestatização da Sabesp promovida pelo Governo de São Paulo. Serão R$ 8,1 bilhões em investimentos de 2026 até 2029 (média de R$ 2 bilhões por ano) para resolver desafios estruturais no abastecimento de água e esgoto. Além disso, R$ 2,43 bilhões já foram aplicados entre 2024 e 2025. Antes da desestatização, a média anual de investimentos foi de R$ 400 milhões por ano entre 2017 e 2024.

Leia mais »