saneamento basico

Estudantes desenvolvem projeto de coleta seletiva solidária para descarte de resíduos

Estudantes do curso superior de saneamento ambiental no campus de Aracaju do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) desenvolveram projeto de coleta seletiva solidária que deve descartar adequadamente mais de 63 quilos de material por mês.

O que for coletado será destinado à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) para beneficiar 45 cooperados do bairro Santa Maria, na capital sergipana.

Impacto ambiental

A iniciativa vai permitir que a instituição controle o impacto ambiental proveniente dos resíduos sólidos e se adeque à legislação que instituiu a separação de lixo reciclável descartado pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta.

A destinação dos resíduos às associações e cooperativas dos catadores fortalece essas organizações e contribui para a inclusão socioeconômica.

Desde o final do ano passado, os setores administrativos e salas de aula do campus de Aracaju recebem a visita dos estudantes José Carlos Silva Gomes, Marivânia Pereira dos Santos e Rosivânia dos Santos Marques, mobilizadores da campanha. Eles orientam servidores, alunos e pessoal terceirizado sobre o desenvolvimento do projeto.

“Para que a implantação aconteça efetivamente é necessário que a comunidade acadêmica faça a separação adequada dos resíduos e observe o local correto para a destinação, conforme a sinalização”, afirma José Carlos Gomes, estudante do sexto período do curso de saneamento ambiental.

A iniciativa de implantar o projeto de coleta seletiva solidária partiu dos próprios estudantes, em 2014, em aulas da disciplina gestão de resíduo sólido. “Achamos viável fazer um projeto que oferecesse soluções para a problemática dos resíduos sólidos gerados no campus de Aracaju”, explica Rosivânia.

O projeto foi inscrito na Mostra de Pôsteres do 3º Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (Fmept), que será realizado em Recife, em maio próximo.

 

 
Fonte: Ministério da Educação

 

 

Últimas Notícias:

Copa do Mundo do Saneamento: se o critério de classificação do mundial fossem as condições sanitárias, o Brasil seria eliminado na segunda fase (16 avos de final). O Japão levantaria a taça

Levantamento da ABES- SP compara os índices de saneamento entre todos os países que participam do torneio. O especialista da ABES-SP, Álvaro Diogo Teixeira, ressalta que o estudo é importante, em tempos de celebração do esporte, para evidenciar que ainda há bilhões de pessoas no planeta sem acesso à água e ao saneamento.

Leia mais »
Governo de Minas Gerais levanta R$ 8,4 bi com privatização da Copasa (1)

Enquanto a Espanha passa anos debatendo sem chegar a uma decisão, a França dá um exemplo ao transformar estações de tratamento em uma reserva estratégica para fortalecer os reservatórios

A escassez hídrica exige soluções inovadoras e eficientes em todo o continente europeu. Diante da crise atual, o território francês adota medidas avançadas para reaproveitar recursos hídricos descartados, mitigando os impactos severos da falta de água e garantindo o abastecimento seguro da população.

Leia mais »