saneamento basico

Ex-presidente da Funasa visita Ferros para esclarecer convênio de 11,2 milhões

O engenheiro Gilson Queiroz, ex-presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), esteve em Ferros na noite dessa terça-feira, 20 de maio, para falar do convênio assinado entre o órgão federal e a Prefeitura. O contrato, de cerca de 11,2 milhões, visa o tratamento integral do esgoto despejado no Rio Santo Antônio, no perímetro urbano de Ferros. Lideranças políticas, funcionários públicos e representantes da sociedade civil participaram da reunião promovida no auditório do Centro Cultural Roberto Drummond.

Apesar de não mais presidir a Funasa, Gilson Queiroz, por ter se empenhado na liberação dos recursos em sua gestão, foi a Ferros pedir que o município também não meça esforços no cumprimento dos trâmites do convênio, até a execução da obra. “Sabemos que a Prefeitura trabalhou muito até a assinatura do convênio, mas é preciso que haja a mesma atenção daqui em diante, para que seja possível executar essa obra com qualidade e rapidez”, diz o engenheiro.

De acordo com Gilson, o Governo Federal tem como meta investir R$ 508 bilhões para ter o esgoto de todos os municípios do país tratado em até 20 anos. “É preciso que os gestores municipais planejem o crescimento das cidades. Os planos setoriais são critérios para distribuição de recursos.

Num futuro próximo, o Governo Federal não vai investir em saneamento básico em cidades que não tenham o Plano de Saneamento Básico. O mesmo ocorre com a gestão de resíduos, habitação, entre outras áreas”, explica.

O esgoto

Com 283 km de extensão total da nascente, em Conceição do Mato dentro, até desaguar no Rio Doce, no município do Naque, o rio Santo Antônio passa por cerca de 6 km na área urbana de Ferros. Ao todo, o rio corta o território de 11 municípios que demandam saneamento básico.

O prefeito de Ferros, Carlos Castilho Lage, explica como os recursos do convênio com a Funasa deverão ser executados na sede do município: “Para que o dinheiro seja depositado, ainda precisamos resolver algumas pendências burocráticas e estamos trabalhando para isso. Já definimos que vamos construir duas Estações de Tratamento de Esgoto no final do perímetro urbano, que receberão os dejetos captados pelas redes que serão construídas dos dois lados da cidade”.

O Plano Municipal de Saneamento Básico de Ferros está em fase final de elaboração. Além da sede, o plano contempla o tratamento de esgoto dos seis distritos — Borba Gato, Cubas, Esmeraldas de Ferros, Santa Rita do Rio do Peixe, Santo Antônio da Fortaleza e Sete Cachoeiras. O prazo final para que o documento seja entregue à Funasa para aprovação é 31 de dezembro deste ano.

Fonte e Agradecimentos: De fato Online
Veja Mais: http://www.defatoonline.com.br/noticias/ultimas/21-05-2014/ex-presidente-da-funasa-visita-ferros-para-esclarecer-convenio-de-11-2-milhoes

Últimas Notícias: