Futuro gestor da Sabesp: SP tem que se preparar para o pior

Nesta quinta-feira, Jerson Kelman, ex-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), foi anunciado pela gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) como o novo dirigente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Em entrevista à Folha de S. Paulo, ele falou sobre a crise hídrica e não negou que a situação do abastecimento é grave.

“Eu estou aceitando esse cargo olhando para a frente, não quero ficar aqui atirando pedras para o passado. Olhando para a frente, a situação de São Paulo é preocupante, é grave, e temos que torcer pelo melhor, mas estar preparados para o pior”, afirmou.

Kelman, que é professor de Recursos Hídricos da UFRJ e também foi presidente do grupo Light e diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), ainda disse ao jornal que os paulistas não podem usar as últimas chuvas como desculpa para voltar a desperdiçar água.

“Nesse período de chuvas agora, que às vezes tem tempestades muito fortes, é preciso deixar claro para manter sempre esclarecida a população de que essas chuvas intensas e curtas não resolvem o problema. O abastecimento depende do estoque de água do sistema Cantareira. O que poderia acontecer de ruim é você ter uma enchente, carros boiarem, essas coisas que acontecem no verão, e ter um efeito colateral indesejável que seria a população imaginar que o problema está resolvido e relaxar na postura que está tendo de uso econômico da água”, finalizou.

Oficialmente, seu nome ainda tem que passar por um conselho da Sabesp para que substitua Dilma Pena e assuma o cargo. Nesta quinta-feira, o Sistema Cantareira permaneceu estável, com 7,2% de sua capacidade.

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »