saneamento basico

Galvão Engenharia culpa Petrobras e solicita pedido de recuperação judicial

Um dos alvos da Operação Lava Jato, a Galvão Engenharia apresentou à Justiça do Rio de Janeiro o pedido de recuperação judicial. A mesma medida foi solicitada pela Galvão Participações. O pedido não inclui as demais empresas do Grupo – CAB Ambiental, Galvão Óleo e Gás, Concessionária de Rodovias Galvão BR 153 e Galvão Finanças. A Galvão Engenharia é uma das 16 empreiteiras sob suspeita de formação de cartel em contratos com a Petrobras.

Em nota divulgada nesta quarta-feira, a assessoria de imprensa do Grupo Galvão informa que “o pedido de Recuperação Judicial decorre da atual condição financeira da Galvão Engenharia e suas consequências na Galvão Participações, situação esta agravada pela inadimplência de alguns de seus principais clientes, dentre eles a Petrobrás”.

De acordo com a nota, a estatal não honrou pagamentos de serviços adicionais executados, por ela solicitados e atestados. “Apesar de todos os esforços feitos para a execução dos empreendimentos a cargo da Galvão Engenharia, a partir do final de 2013 houve atrasos recorrentes em pagamentos devidos pela Petrobrás em diversos contratos”, diz o texto. “Junte-se a isto a retração do mercado de crédito para o segmento de infraestrutura, fortemente impactado pela Operação Lava Jato”.

A assessoria ressalta que o Grupo Galvão nasceu a partir da criação da Galvão Engenharia em 1996, e desde então dedicou-se à implementação de projetos de infraestrutura de “grande relevância para o Brasil e os brasileiros”, como por exemplo a ampliação da Estação de Tratamento de Água do Alto Tietê, em São Paulo, o Rodoanel de São Paulo, obras de Infraestrutura Hídrica para os estados do Nordeste brasileiro, obras para o Metrô de São Paulo, Ferrovias Norte-Sul e Integração Oeste Leste, Remodelação do Estádio do Castelão, a Hidrelétrica de BeloMonte, além de diversas obras industriais.

O Grupo Galvão declara que “sempre esteve à disposição das autoridades para colaborar com as investigações e que jamais participou de qualquer tipo de suposto cartel de empresas em prejuízo dos interesses de seus clientes”. “Em depoimento, testemunha de acusação no processo judicial em curso, confirma que a Galvão Engenharia não participava do suposto clube sob investigação”, afirma a Galvão Engenharia.

 
Fonte:JB

Últimas Notícias: