saneamento basico

Gestão de Resíduos Sólidos em Sergipe é reconhecida nacionalmente

Gestores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) apresentaram a estruturação do projeto de Inclusão Sócio-Ambiental de Catadores de Materiais Recicláveis e Coletores de Sergipe durante a Oficina Interestadual da SENAES/PRÓ-CATADOR, um evento que aconteceu em Salvador (BA), entre os dias 9 e 10 de abril. Na ocasião, foram apresentadas as metas, o panorama de execução, os aspectos positivos e as dificuldades de todo o processo.

A oficina teve como objetivo subsidiar a gestão e a formalização de empreendimentos e redes de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, aprofundando a profissionalização dos trabalhadores e a capacidade técnica dos empreendimentos e redes de cooperação.

“Estes eventos nos possibilitam a troca de experiências com outros estados que também estão executando projetos deste porte e nos aproxima do concedente do convênio, o Ministério do Trabalho e Emprego, através da Secretaria Nacional Economia Solidária”, avaliou superintendente de Qualidade Ambiental, Desenvolvimento e Educação Ambiental da Semarh, Vera Cardoso.

Mais reconhecimento

As experiências ambientais exitosas realizadas em Sergipe também foram apresentadas durante o seminário Alternativas para a Gestão de Resíduos Sólidos – Caminhos para a Sustentabilidade, um evento realizado pela Associação dos Municípios de Turismo da Serra (AMSERRA/RS), realizado no mês de março em Canela (RS).

O evento reuniu representantes do poder público, acadêmicos e empresários de todo o país com o objetivo de fortalecer a discussão sobre a gestão de resíduos sólidos. Na ocasião, Sergipe foi apontado como exemplo positivo de atuação, título que recebeu pelas ações realizadas para apoiar o municípios na adequação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) nos respectivos territórios.

“Fomos destacados nacionalmente pela formalização dos consórcios de resíduos sólidos em todo o estado e pelo trabalho que estamos desenvolvendo não só para fortalecê-los, como também pela busca de financiamento para os aterros sanitários”, disse Vera Cardoso.

 
Fonte: Faxaju

Últimas Notícias: