saneamento basico

Governo autoriza início das obras da 1ª estação de esgoto de Cordeirópolis

A primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Cordeirópolis (SP) começa a ser construída ainda este mês. O governo estadual autorizou nesta semana o início dos serviços após destinar R$ 14,7 milhões à obra, que deve ser entregue em até 13 meses. A unidade terá capacidade para atender a demanda local até 2030, segundo a Prefeitura.

O projeto integra o programa Água Limpa e fará com que a cidade tenha 100% de esgoto captado e tratado, de acordo com a administração. Atualmente, os resíduos produzidos por cerca de 22 mil habitantes são despejados in natura no Ribeirão Tatu, que também passa por Limeira (SP).

O convênio com o governo de São Paulo para o investimento havia sido assinado em agosto de 2013, mas a contratação da empresa que venceu a licitação para a execução do serviço só saiu agora.

O acordo com o estado prevê ainda a instalação de 5.452 metros de coletores, uma estação elevatória de esgoto e 38 metros de emissários de esgoto tratado, totalizando custo de R$ 18,7 milhões para a obra.
Demanda até 2030

A ETE será erguida na zona rural de Cordeirópolis, na divisa com Limeira, em área às margens da linha férrea. Coube ao município, além da cessão do terreno, garantir as licenças ambientais e autorizações para a instalação da rede de emissários de esgoto.

De acordo com o prefeito Amarildo Zorzo (PV), o sistema terá capacidade para tratar o esgoto de 100% dos habitantes da cidade e atender o crescimento populacional até 2030. “É, sem dúvida, a maior obra da história de Cordeirópolis“, disse.

Fonte: G1
Veja mais: http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2014/04/governo-autoriza-inicio-das-obras-da-1-estacao-de-esgoto-de-cordeiropolis.html

Últimas Notícias: