saneamento basico

Governo de SP vai manter campanha de economia de água até fim do ano

SÃO PAULO – A presidente da Sabesp, Dilma Pena, confirmou que o programa de economia de água que dá 30% de desconto na conta daqueles que são abastecidos pelo sistema Cantareira será prolongado pelo ano todo. A ideia é preservar o manancial e garantir o abastecimento ao longo de 2014.

Hoje, o volume de água armazenada era 15,8% da capacidade total do reservatório.

O desconto só é dado para aqueles que reduzirem a partir de 20% o consumo médio mensal, em comparação ao consumo dos últimos 12 meses. Quando lançou o programa, no começo do ano, o governo do Estado havia afirmado que iria avaliar mensalmente a necessidade de prorrogação do bônus.

O programa vale somente para os usuários do sistema Cantareira, que segundo Dilma Pena, é o grande problema da Sabesp atualmente. “Não é um problema de saneamento, mas de crise hídrica. Tivemos um verão sem chuvas, isso é inédito”.

Segundo a presidente da Sabesp, desde que foi anunciado o desconto na conta de água, foram economizados 3,2 m3 de água por segundo.

De acordo com Dilma, a partir de abril o sistema Guarapiranga vai passar a atender cerca de 1 milhão de pessoas que hoje são atendidas pelo Cantareira. “Estão sendo feitas adequações que permitirão transferência de água do Guarapiranga para abastecer a região oeste”, disse Pena.

Queda de braço

Na manhã de hoje, Dilma Pena também minimizou os ataques feito pelo Consório Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), que acusou a Sabesp de não reduzir sua dependência do Cantareira e de atentar contra a vida útil do sistema. Segundo ela, transferências de água de uma bacia para outra existe em “todo o mundo, sempre existiu e sempre vai existir”.

O nível cada vez mais crítico do sistema Cantareira, que abastece diretamente 8,8 milhões de pessoas na Grande São Paulo e indiretamente 5,5 milhões no interior do Estado, abriu uma guerra pela água entre a empresa estadual de saneamento e o Consórcio PCJ.

Segundo o consórcio, que congrega prefeituras, empresas e entidades de mais de 40 cidades na área de influência dos três rios, a Sabesp permaneceu retirando aproximadamente 31 metros cúbicos por segundo de água do Cantareira, “mesmo sabendo do risco para a vida útil do sistema” durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, “levando os reservatórios a níveis abaixo de 20%, considerados altamente críticos”. Para a região dos rios PCJ, são liberados do Cantareira apenas 3 m/s.

“É preciso que os órgãos de gestão de conflitos atuem fortemente para evitar esta politização em termos inadequados”, afirmou Dilma, em referencia à acusação da PCJ sobre má gestão da Sabesp dos recursos hídricos do Cantareira.

Segundo a presidente da Sabesp, “sempre houve conflito” entre a região do PCJ e a Grande São Paulo, por isso foi criada a Agência Nacional de Águas (ANA).

Fonte: Valor Economico

Veja mais: http://www.valor.com.br/empresas/3457598/governo-de-sp-vai-manter-campanha-de-economia-de-agua-ate-fim-do-ano

Últimas Notícias:
Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Cobrada em algumas cidades há décadas e recém-implantada em outras, a chamada “taxa de lixo” tem ganhado espaço nos debates públicos do Alto Tietê. Embora a medida costume gerar resistência da população, especialistas afirmam que a cobrança deixou de ser apenas uma opção das prefeituras e passou a ser uma exigência legal prevista na Lei Federal nº 14.026/2020, conhecida como Novo Marco Legal do Saneamento Básico, que determina que os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos tenham sustentabilidade econômico-financeira, ou seja, uma fonte específica de arrecadação.

Leia mais »
SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

Melhorar a transparência na gestão de resíduos e criar mecanismos mais eficientes. Para acompanhar os resultados da logística reversa estão entre os desafios de Santa Catarina para avançar na economia circular. Para atender a essa demanda, o estado ganhou uma nova plataforma digital. Com ela, será possível acompanhar, de forma integrada, todo o fluxo da logística reversa no estado.

Leia mais »
Você usaria água de reúso

Você usaria água de reúso?

Imagine a seguinte situação: você lava o carro com água potável. Depois, rega o jardim com água potável. Dá descarga no vaso sanitário usando água potável. Agora pense por um instante: será que todas essas atividades realmente precisam utilizar uma água com qualidade para consumo humano?

Leia mais »
Sistema Cantareira passará a operar na Faixa de Alerta em julho

Sistema Cantareira passará a operar na Faixa de Alerta em julho

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas). Informam que o Sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, passará a operar na Faixa 3 – Alerta a partir de 1º de julho. A medida segue o que estabelece a Resolução Conjunta nº 925, de 29 de maio de 2017.

Leia mais »
Por que concessionárias estão substituindo leituras mensais por monitoramento contínuo EOS Systems

Por que concessionárias estão substituindo leituras mensais por monitoramento contínuo | EOS Systems

No setor de saneamento, o modelo tradicional de leituras mensais está rapidamente se tornando obsoleto. Isso porque vazamentos invisíveis, fraudes e perdas operacionais não podem mais esperar 30 dias para serem detectados. Por isso, concessionárias estão migrando para o monitoramento contínuo, adotando tecnologia que transforma dados em decisões estratégicas em tempo real.

Leia mais »