saneamento basico

Importação de resíduos sólidos é rejeitada por Comissão

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados rejeitou nesta terça-feira (31) projeto que proíbe a importação de resíduos e rejeitos que possam causar danos ao meio ambiente e à saúde pública.

A rejeição foi pedida pelo relator, deputado Helder Salomão (PT-ES). O PL 432/15 que trata do assunto é de autoria da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).

Salomão explicou que a Lei 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, já proíbe a importação de resíduos sólidos perigosos e rejeitos que causem dano ao meio ambiente, à saúde pública e animal e à sanidade vegetal.

De acordo com a lei, a proibição vale mesmo que o produto importado passe por tratamento, reforma, reuso, reutilização ou recuperação.

“A preocupação da deputada é valida. Contudo o objetivo da proposição já está devidamente contemplado em legislação existente, que é bem mais completa e adequada”, disse Helder Salomão.

Tramitação

Sujeito à análise do Plenário, a proposta será analisada agora nas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Fonte: Agência de notícias da Câmara Federal

Últimas Notícias:
Projeto Sistema Drenagem

Projeto de sistema de drenagem: uma abordagem técnica e ambiental

Os governos municipais têm a incumbência da infraestrutura de microdrenagem, que se estende aos estaduais com o aumento da importância da macrodrenagem, centrada nas bacias hidrográficas. Serviços básicos urbanos incluem construção de guias, galerias de águas pluviais e obras de contenção de encostas para mitigar riscos urbanos.

Leia mais »