saneamento basico

Lagoa de Macaé, recebe 65 milhões de litros de esgoto por mês

Cartão postal da cidade de Macaé, no interior do Rio, a Lagoa de Imboassica, que contorna três bairros – Praia do Pecado, Lagoa e Mirante da Lagoa -, e margeia a Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), recebe 65 milhões de litros de esgoto por mês. O dado é da empresa contratada pela Prefeitura para construir rede coletora de esgoto e centrais de tratamento na cidade. O volume também é despejado no Rio Macaé, responsável por abastecer a cidade.

O volume de esgoto despejado mensalmente na lagoa é de apenas três bairros, Granja dos Cavaleiros, Glória e Vale Encantado. Um deles, Granja dos Cavaleiros, está concentrada grande parte das empresas offshore instaladas no município, devido à exploração de petróleo, a principal atividade esconômica municipal.

A estimativa é que 35% do esgoto de Macaé, que possui 229.624 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE de 2014, seja tratado. O número representa um pouco da realidade do país. Segundo o Instituto Trata Brasil, no país, apenas 39% do esgoto é tratado. E 48,6% da população nacional tem acesso a coleta de esgoto. No Rio, 34% do esgoto é tratado.

A empresa de saneamento contratada pela Prefeitura espera terminar 2015 com 42km da rede coletora e a primeira parte da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Centro concluída.

 

Fonte: G1

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »