saneamento basico

Licitação de obra da represa no Rio Uberada é esperada até o fim do ano por Codau

O prefeito Paulo Piau recebeu do Ministério das Cidades sinal verde para a construção da represa de acumulação no rio Uberaba, garantindo assim a verba de R$40 milhões que será relocada para assegurar a solução de abastecimento de água para os próximos 15 anos na cidade.

Reunião em Brasília com a direção da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental selou as questões técnicas que ainda restavam pendentes. Elas foram apresentadas na discussão pelo prefeito Paulo Piau, o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, e o engenheiro especialista em Hidrologia, professor Mário Cicareli Pinheiro, contratado pelo Codau para fazer a avaliação da eficiência operativa da barragem Prainha. As tratativas foram com o secretário de Saneamento, Paulo Ferreira, além de Manoel Renato Filho, diretor do Departamento de Desenvolvimento e Cooperação Técnica e Hélio José de Freitas, da Gerência de Água e Esgoto do Ministério.

A viabilidade da barragem figura como uma solução que atende à cidade no médio prazo, é extremamente vantajosa por já existir seu projeto básico para a obra e agora apenas requer serviços adicionais de revisão da planilha de orçamento, como explicou Luiz Guaritá. Ele ressaltou que os próximos passos serão dados no sentido de contratação do projeto definitivo, obtenção as licenças ambientais e início dos processos jurídicos para desapropriações das áreas. Esta fase está sendo projetada para os próximos meses e a licitação deve ser realizada no fim do segundo semestre deste ano.

“A primeira represa, associada à transposição das águas do rio Claro, reduzirá a ocorrência natural de déficits de água para o abastecimento, representando um ganho substancial no atendimento ao município”, observou Guaritá. Ele também explicou que essa barragem será uma das duas necessárias para acompanhar o crescimento da cidade. A segunda, projetada para médio prazo, considerando-se o horizonte máximo de 15 anos, está sendo proposta na localidade conhecida como Poço da Morte.

 

 

Fonte: JM Online

Últimas Notícias:
Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Cobrada em algumas cidades há décadas e recém-implantada em outras, a chamada “taxa de lixo” tem ganhado espaço nos debates públicos do Alto Tietê. Embora a medida costume gerar resistência da população, especialistas afirmam que a cobrança deixou de ser apenas uma opção das prefeituras e passou a ser uma exigência legal prevista na Lei Federal nº 14.026/2020, conhecida como Novo Marco Legal do Saneamento Básico, que determina que os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos tenham sustentabilidade econômico-financeira, ou seja, uma fonte específica de arrecadação.

Leia mais »
SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

Melhorar a transparência na gestão de resíduos e criar mecanismos mais eficientes. Para acompanhar os resultados da logística reversa estão entre os desafios de Santa Catarina para avançar na economia circular. Para atender a essa demanda, o estado ganhou uma nova plataforma digital. Com ela, será possível acompanhar, de forma integrada, todo o fluxo da logística reversa no estado.

Leia mais »
Você usaria água de reúso

Você usaria água de reúso?

Imagine a seguinte situação: você lava o carro com água potável. Depois, rega o jardim com água potável. Dá descarga no vaso sanitário usando água potável. Agora pense por um instante: será que todas essas atividades realmente precisam utilizar uma água com qualidade para consumo humano?

Leia mais »
Sistema Cantareira passará a operar na Faixa de Alerta em julho

Sistema Cantareira passará a operar na Faixa de Alerta em julho

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas). Informam que o Sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, passará a operar na Faixa 3 – Alerta a partir de 1º de julho. A medida segue o que estabelece a Resolução Conjunta nº 925, de 29 de maio de 2017.

Leia mais »
Por que concessionárias estão substituindo leituras mensais por monitoramento contínuo EOS Systems

Por que concessionárias estão substituindo leituras mensais por monitoramento contínuo | EOS Systems

No setor de saneamento, o modelo tradicional de leituras mensais está rapidamente se tornando obsoleto. Isso porque vazamentos invisíveis, fraudes e perdas operacionais não podem mais esperar 30 dias para serem detectados. Por isso, concessionárias estão migrando para o monitoramento contínuo, adotando tecnologia que transforma dados em decisões estratégicas em tempo real.

Leia mais »