saneamento basico

Lixeira interage com usuário por mensagens

Um projeto inovador que promete trazer de volta um hábito perdido por muitas pessoas: jogar lixo no lixo. Curitibanos passarão a ter, nos próximos meses, várias lixeiras inteligentes e a primeira delas já está instalada no Centro da cidade, em frente à loja Intuição Modas.

A ideia partiu do empresário curitibanense Jean Carlos Ferreira, que observou os protótipos europeus e resolveu implantar em Curitibanos. “Trabalho com mobiliário urbano e, quando percebi essa ideia inovadora na Europa, pensei: Por que não em Curitibanos?”, explicou. Para desenvolver o protótipo, Jean providenciou a estrutura e firmou parceria com o professor Giovan Mecabo para a parte eletrônica. Além disso, visitou o prefeito José Antônio Guidi (Dudão), que aprovou o projeto e a instalação. Inicialmente, serão duas lixeiras no Centro e algumas instaladas em repartições públicas futuramente. O empresário destacou que estão sendo providenciados todos os documentos necessários para registro de marcas e patentes.

Funcionamento
Segundo Jean, a lixeira inteligente instalada em Curitibanos é a primeira do Brasil. A lixeira é comum, porém, traz interação com o usuário. “Ela tem um sensor que detecta a mão da pessoa ou o lixo sendo jogado e, nesse momento, soam mensagens variadas, agradecendo e incentivando ainda mais essa pratica correta”, explica Jean, avaliando que o costume pode tornar-se divertido, especialmente para as crianças. O protótipo, por enquanto, está em fase de testes, para observação da durabilidade de seus componentes, como bateria e capacidade de suportar a ação do tempo, como Sol, calor e chuvas. “Pedimos a colaboração da população, especialmente na preservação desse patrimônio e, como auxílio, há câmeras de segurança em frente à lixeira”, finalizou Jean.

Fonte: JusBrasil
Veja mais: http://carollinasalle.jusbrasil.com.br/noticias/113493588/lixeira-interage-com-usuario-por-mensagens

Últimas Notícias:

#Comprometimento e Responsabilidade Técnica

Desde o início da criação da Comissão CE.010:105.007 – Comissão de Estudos de Produtos Químicos para Saneamento Básico, Água e Esgoto da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em março de 2004, atuo como profissional voluntário e imparcial em prol da sociedade brasileira. Esta Comissão faz parte do CB-10, Comitê Brasileiro de Química da ABNT.

Leia mais »
Cagece Rede Esgoto Chuvas

Cagece orienta sobre cuidados com a rede de esgoto durante período chuvoso

Com o início quadra chuvosa em todo o Ceará, os cuidados com as redes de esgoto e de drenagem precisam ser redobrados, e para evitar obstruções, extravasamentos e alagamentos, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) orienta que a população faça o uso correto dos dois sistemas. Dentre as principais orientações: não destinar água de chuva e lixo para a rede de esgoto da Cagece.

Leia mais »
Concessão Saneamento Itaú de Minas

Concessão do saneamento de Itaú de Minas já tem interessadas

Pelo menos duas empresas de saneamento do setor privado manifestaram interesse na concessão do serviço em Itaú de Minas, no Sul do Estado, durante a etapa de consulta pública, concluída em 21 de janeiro deste ano. As empresas são a Cristalina Saneamento e a Orbis Ambiental, que também disputou a licitação do serviço em Alpinópolis, cidade da mesma região e de tamanho similar a Itaú.

Leia mais »