saneamento basico

Macapá fica sem água por 8 horas devido a manutenção no sistema de distribuição

Uma manutenção no sistema de distribuição está interrompendo o fornecimento de água tratada em toda Macapá desde às 6h desta quarta-feira (22), informou a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa). O serviço acontece em função da interligação à rede de água para os 1.440 apartamentos no Conjunto Habitacional São José, no bairro Buritizal, Zona Sul. A medida pegou alguns macapaenses de surpresa que tiveram que armazenar água, na espera de que o serviço seja reestabelecido a partir das 14h, como adiantou a direção operacional da companhia.

Moradora do bairro Buritizal, a vendedora Ruane Carla, de 23 anos, disse que a suspensão repentina no serviço reduziu as vendas no bar onde trabalha. Segundo ela, a água que armazenou dentro de uma caixa não oferece condições de consumo. “Soube ontem pela TV e não tive jeito de guardar, mas essa água da Caesa aqui não é usada para beber mesmo. Ela vem amarela e algumas vezes com terra. Vivo de água mineral”, disse.

A auxiliar de serviços gerais, Adriana Machado, de 24 anos, que mora próximo ao Conjunto São José, teme que o fornecimento de água em grande quantidade para o residencial diminua a oferta do líquido. “Eu tive sorte que minha casa estava com um estoque, mas aqui vem com muita terra e cheirando mal. Creio que vai faltar água com esse conjunto, se já chegava fraca aqui em casa, com essa ligação vai reduzir mais ainda”, lamentou a moradora.

O diretor operacional da Caesa, Leandro Passos, informou que a empresa executora das obras do conjunto solicitou a ligação com a rede geral de distribuição, e que pela configuração do sistema não foi possível o corte na água somente na área próxima ao conjunto. Sobre as reclamações de moradores da qualidade do produto e do temor da redução da vazão da água no entorno do São José, Passos reforçou que o aumento do consumo vai diminuir a oferta, mas que os estudos de impacto estão sendo feitos.

“É claro que reduz pois é um aumento da demanda. Estamos com uma equipe técnica na estação de tratamento, que está com alguns problemas, para avaliar a qualidade da água tratada. A sujeira na água acontece quando há interrupção no fornecimento, e quando ela volta, a pressão interna vai removendo a sujeira da tubulação e ela vai ter que ir para algum lugar [torneiras]. Esse prazo [para retorno da água tratada] é de algumas horas depois do reestabelecimento”, detalhou.

A companhia informou em nota que apenas os bairros que são atendidos por sistemas isolados, como Brasil Novo (Zona Norte), Congós (Zona Sul) e o distrito da Fazendinha não foram atingidos pela falta de água. A Caesa não informou número de usuários e nem o percentual da rede interrompida.

 

 
Fonte: G1

Últimas Notícias: