saneamento basico

Mais de 700 toneladas de lixo são retiradas das praias do Rio após o réveillon

Rio de Janeiro – A festa da virada do ano nas praias da capital fluminense produziu 711,5 toneladas de lixo, com redução de 7% em relação ao ano passado. Elas foram retiradas pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb). Pela primeira vez a coleta seletiva fez parte da operação de limpeza e 27,2 toneladas de resíduos recicláveis foram removidos dos 11 eco pontos instalados na orla de Copacabana.

Para garantir maior agilidade na limpeza, a Comlurb mudou a forma de atuação na Operação Réveillon. Inspirada no modelo adotado com sucesso na Jornada Mundial da Juventude, cerca de 400 garis trabalharam na manutenção da limpeza da orla de Copacabana, durante o evento da virada. No dia primeiro, em toda a orla, foram mobilizados 3.841 trabalhadores, 2.440 contêineres, 180 viaturas e 127 equipamentos.

Outro indicador do sucesso da operação foi a diminuição da quantidade de papel picado lançado das janelas dos escritórios no centro do Rio, principalmente os das avenidas Rio Branco e Presidente Vargas. Se em 2012 a quantidade chegou a 12 toneladas de material, na festa deste ano, somente 2,4 toneladas foram recolhidas das principais avenidas da região central.

O trabalho de limpeza em toda a orla carioca começou às 6h do dia 1º e a Operação Réveillon, considerada a maior e mais ágil programação de limpeza de litoral, foi concluída às 10h, para que os caminhões-pipa e lava jatos pudessem lavar e desodorizar as pistas da orla às 10h30. Toda a orla, inclusive as praias da Ilha do Governador, de Sepetiba, Guaratiba e do Piscinão de Ramos, receberam atenção especial no período de festas.

Fonte: EBC
Veja mais: http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2014/01/mais-de-700-toneladas-de-lixo-sao-retiradas-das-praias-do-rio-apos-o

Últimas Notícias:
O que muda quando a rede de esgoto chegar a sua rua

O que muda quando a rede de esgoto chegar a sua rua?

O avanço das obras de implantação da rede de esgotamento sanitário em Frederico Westphalen trouxe à tona uma preocupação que ainda gera dúvidas entre os moradores. O principal questionamento é o que acontecerá quando os imóveis forem notificados para se conectar ao novo sistema.

Leia mais »
Resíduos geram bioenergia

Resíduos geram bioenergia

São Paulo, a maior cidade do Brasil, produz mais de 15 mil toneladas diárias de lixo doméstico. Boa parte desse volume é de resíduos orgânicos, resto de comida principalmente. E a transição para uma economia circular. Que priorize a reciclagem de materiais, a redução do desperdício e o tratamento de agentes poluentes é urgente e essencial.

Leia mais »