saneamento basico

(MG) Saae decreta novo racionamento de água devido à seca em Oliveira

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) decretou, no início da tarde dessa segunda-feira (31), um novo racionamento de água em Oliveira. A medida prevê 12 horas de abastecimento e 12 horas de interrupção da água. Desde fevereiro, o G1 tem acompanhado a situação do abastecimento no município. Segundo o Saae, o decreto foi em decorrência de mais de um ano com déficit de chuvas e não tem prazo para ser revogado. O Saae pediu ainda a colaboração da população no racionamento de água.

Em fevereiro, o nível da represa que abastece os 13 reservatórios da cidade apresentou menos 15 centímetros. Atualmente o manancial apresenta menos 12 centímetros, um dos mais baixos nos últimos 45 anos.

Na última terça-feira (25), uma adutora que transporta a água tratada dos filtros até o reservatório geral da cidade dentro da Estação de Tratamento de Água (ETA) se rompeu e prejudicou o abastecimento.

Consequência do racionamento
De acordo com Maísa Cristina, da Secretaria de Saúde, os hospitais e unidades de saúde do Programa Saúde da Família (PSF) não serão prejudicados com o racionamento. “Até o momento não houve falta de água por conta das caixas d’água, mas caso seja necessário, eles serão abastecidos com o caminhão-pipa”, informou.

Mas para a diretora da Escola Estadual Professor Pinheiro Campos, Kátia Iris de Oliveira, a medida foi uma surpresa. “Só estou sabendo desse racionamento por meio da imprensa, não recebemos nenhum comunicado. Da outra vez que teve o racionamento ocorreu o mesmo e foi um transtorno”, contou.

A preocupação da diretora é com os 1.301 alunos e 82 funcionários da escola. “Quando os alunos foram beber água, não havia nada nos bebedouros. Nossas turmas são do ensino médio, eles têm aulas seis aulas por dia e esse racionamento vai nos prejudicar. Temos caixa d’água para os banheiros, mas para os bebedouros é proibido oferecer a água da caixa, ela tem que ser rua”, disse Kátia.

Segundo a técnica em serviço ótico, Fernanda Miranda, a população sofre com a falta de água em casa e quando vai para o trabalho. “A situação está difícil, tem louça e roupa acumulando em casa. Mal dá para tomar banho e essa água que chega à noite não tem sido o suficiente para encher as caixas. Quando vamos trabalhar é ainda complicado, tem dia que falta água até para dar descarga”, relatou.

Atendimento à população
De acordo com o Saae, a população afetada com a medida terá o atendimento por telefone 24 horas por dia. Foi definido uma divisão dos períodos para o racionamento e abastecimento nas regiões, dividido de acordo com os reservatórios de água e de cada área. Mais informações sobre os locais, datas e horários de interrupção pelo telefone: (37) 3331-4333.

Fonte: G1
Veja mais: http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2014/03/saae-decreta-novo-racionamento-de-agua-devido-seca-em-oliveira-mg.html

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »