Um estudo com todas as diretrizes necessárias para a implantação de uma estação de tratamento de água no Projeto Jaíba, no Norte de Minas, foi apresentado nessa quarta em audiência pública realizada na região pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Considerado o maior projeto de irrigação da América Latina, o Jaíba foi implantado no início da década de 50 entre os rios São Francisco e Verde Grande, e conta hoje com população estimada em 6.000 pessoas. Dos sete núcleos que formam o programa, cinco não contam com água potável. Todos estão localizados em Mocambinho, distrito do município de Jaíba.
A nova estação foi sugerida pelo gerente executivo do Distrito de Irrigação de Jaíba, Marcos Braga Medrado. Ele contou que os moradores do projeto têm acesso a uma pequena quantidade de água clorada, sem o tratamento devido para o consumo humano, e são forçados a caminhar quilômetros para se abastecer na sede do município ou nos núcleos que são atendidos. O gerente garantiu que possui competência técnica para executar as obras e gerenciar o sistema. Ainda não há data para o início do tratamento.
A entidade representada por Medrado é privada, sem fins lucrativos, gerida pelos agricultores e tem por finalidade administrar a infraestrutura do projeto. A reunião contou com a presença de quatro deputados, que se comprometeram a pressionar os governos federal e estadual para arrecadar recursos e implantar o projeto.
Promessa
O prefeito de Jaíba, Enoch Vinícius Campos de Lima, informou que já existe um projeto para a implantação de um sistema de abastecimento de água no distrito de Mocambinho em processo de análise pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Brasília (DF). Orçada em R$ 5,4 milhões, a ação deverá ser aprovada ainda neste ano, segundo Lima.
O engenheiro de obras da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Cláudio Marques Dias, e o gerente da área de irrigação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, Marcos Antônio Egídio, lembraram que o serviço de abastecimento de água poderá ser executado somente por concessionária definida pelo município.
Fonte: O Tempo
Veja mais: http://www.otempo.com.br/cidades/tratamento-de-%C3%A1gua-%C3%A9-prometido-para-projeto-1.831126