saneamento basico

Modernização das Empresas Estaduais de Saneamento é prioridade da nova gestão da Aesbe

O presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, foi eleito, na tarde de hoje (14), presidente da Associação das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), entidade composta por 25 empresas estaduais responsáveis pelo atendimento de 3.943 municípios, que somam pouco mais de 112 milhões de pessoas em todo o país. Em seu discurso de posse, realizado na sede da entidade, Roberto Tavares agradeceu o apoio unânime de seus pares e prometeu cumprir com zelo a nova tarefa. “Vou me dedicar com bastante afinco aos interesses da classe e aos interesses que possam cada vez mais unir as Companhias Estaduais de Saneamento“, afirmou.

Ainda em seu discurso, o novo presidente ressaltou que uma das principais prioridades da sua gestão será o fortalecimento das companhias estaduais, consolidando o papel do conjunto no desenvolvimento do país, já que essas empresas são responsáveis pelas obras de infraestrutura que contribuem para o crescimento das cidades brasileiras.

Em seguida, Roberto Tavares elencou alguns temas que, segundo ele, serão primordiais às Companhias Estaduais de Saneamento, como: o estabelecimento de um marco regulatório único e alinhado à realidade do setor; a criação de um Fundo Nacional para a universalização do saneamento; e a desoneração tributária em benefício de investimentos em projetos de abastecimento e esgotamento sanitário.

Por fim, o presidente destacou a continuidade a uma iniciativa que a Aesbe vem a muito trabalhando em sua concretização: a padronização das informações sobre obras, investimentos faturamento, arrecadação, lucro, margem líquida, índice de universalização da água, entre outros, relativas às Companhias Estaduais de Saneamento.

A nova Administração da Aesbe ficou com a seguinte composição: presidente da Aesbe, Roberto Tavares (Compesa/PE), vice-presidente Nordeste I, André Facó (Cagece/CE), vice-presidente Nordeste II, Sérgio Ferrari (Deso/SE), vice-presidente Centro-Oeste, Oto Silvério Guimarães Júnior (Caesb/DF), vice-presidente Sudeste, Ricardo Augusto Simões Campos (Copasa/MG), vice-presidente Norte, Mário Amaro da Silveira (Saneatins/TO) e vice-presidente Sul, Dalírio Beber (Casan/SC). Para o conselho fiscal foram eleitos o presidente da Sanesul/MS, José Carlos Barbosa, o presidente da Casal/AL, Álvaro José Meneses da Costa, e o presidente da Agespisa/PI, José Augusto de Carvalho Gonçalves Nunes.

A reunião contou ainda com a participação do consultor do Banco Mundial, Marcos Tadeu Abicalil, que apresentará as ações desenvolvidas pelo organismo voltadas à evolução do setor de saneamento.

Perfil – Roberto Cavalcanti Tavares é administrador de empresas pela Universidade de Pernambuco e mestre em Administração de Empresas pela Universidade Autônoma de Madri, na Espanha. Auditor da Secretaria da Fazenda de Pernambuco, assumiu diversos cargos no governo estadual antes de chegar à Companhia Pernambucana de Saneamento: diretor-adjunto de Administração Geral (1998); gerente de Segmento Econômico (2000) e representante de Pernambuco no CONFAZ/COTEPE em Brasília (2001 a 2004).

Na Compesa, entrou em janeiro de 2007. Foi diretor de Gestão Corporativa, diretor de Operações e, em janeiro de 2011, chegou à Presidência da companhia.

À frente da Compesa, tem apostado na Gestão Orientada para Resultados a partir de um planejamento estratégico, alinhando a administração da companhia ao novo modelo de gestão pública implementado pelo governo de Pernambuco. Ampliação dos canais de relacionamento com o cliente, automação dos processos e investimento na profissionalização da empresa são destaques da sua gestão. Em relação à execução de projetos, a Compesa está à frente da construção do maior sistema hídrico integrado do mundo, a Adutora do Agreste, e do maior programa de saneamento ambiental do país, o Cidade Saneada.

Fonte: Segs
Veja mais: http://www.segs.com.br/so-seguros/151757-modernizacao-das-empresas-estaduais-de-saneamento-e-prioridade-da-nova-gestao-da-aesbe.html

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »