saneamento basico

Moradores de Bagé recebem água escura e mau cheirosa

Além de conviver com o racionamento por causa da falta de chuva, os moradores de Bagé, na Campanha gaúcha, enfrentam outro problema no abastecimento de água. Eles reclamam da qualidade da água fornecida pelo município, como mostra a reportagem do RBS Notícias (veja o vídeo).

Em todos os bairros da cidade a água que sai das torneiras das casas apresenta uma coloração escura, além do mau cheiro. Na última semana, a água permaneceu escura por mais de 10 horas. “É muito suja, preta, um barro, não tem condições de tomar”, diz a dona de casa Roselaine da Silva.

O Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb) garante que a água é potável. E que o problema acontece quando é feita manutenção na rede. “O tratamento continua igual, mas a capacidade de filtragem desse reservatório comparado ao consumo da cidade diminui. Então o reservatório baixa”, explica o engenheiro químico Sérgio Rodrigues.

Diante das reclamações, a Câmera de Vereadores aprovou, por unanimidade, um requerimento em que pede a suspensão da cobrança da conta de água de abril e a devolução dos valores pagos em março. O documento foi encaminhado nesta quarta-feira (22) ao Ministério Público (MP) e à Prefeitura de Bagé.

Para tentar solucionar o problema, na sexta-feira (24) o Daeb vai limpar o principal reservatório do município. A previsão é de que todos os moradores de bagé fiquem sem água por 48 horas. Já a prefeitura informou que vai analisar o requerimento e só depois deve se pronunciar sobre o caso.

 

 

Fonte: G1

Últimas Notícias:
Projetos IoT Áreas Remotas

Desafios de Conectividade em Projetos de IoT em Áreas Remotas

No mundo da Internet das Coisas (IoT), a conectividade é a espinha dorsal que permite a comunicação entre dispositivos e a coleta de dados em tempo real. Entretanto, em áreas remotas, onde a infraestrutura de rede de dados é escassa ou inexistente, estabelecer uma conexão confiável pode ser um desafio significativo.

Leia mais »