saneamento basico

MP investigará se má gestão prejudicou nível do Sistema Cantareira

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) pretende instaurar um inquérito nesta semana para descobrir se houve uma possível má gestão no setor da distribuição de água no Estado. Além disso, o órgão quer investigar o possível descumprimento da outorga que concedeu à Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) o direito de explorar o Sistema Cantareira. As informações são do portal “G1”.

A Sabesp recebeu autorização para utilização da área por 10 anos em 2004 pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). No documento, foi determinado que a Sabesp deveria providenciar em 30 meses estudos que permitissem a redução da dependência do Sistema Cantareira.

No sábado, o nível do sistema, responsável pelo abastecimento de água de parte da região metropolitana de São Paulo, chegou a 13%, o mais baixo da história. Segundo dados da Companhia de Saneamento Básico (Sabesp), há um ano o índice estava em 62,5%. Não há previsão de alteração deste quadro a curto prazo.

Desde março, o governo de São Paulo reduziu a vazão do Cantareira para não esgotar o manancial. Para compensar, nove bairros paulistanos deixaram de ser abastecidos pelo sistema e passaram a receber água de outros sistemas de abastecimento.

Campanha para redução do consumo
A campanha para uso racional de água em São Paulo será ampliada para toda a região metropolitana, disse o governador do estado, Geraldo Alckmin, neste último domingo. Consumidores de toda a capital e grande São Paulo poderão ter desconto de 30% na conta de água se reduzirem em 20% do consumo mensal. A medida é para evitar racionamento. São Paulo vive a pior seca dos últimos 84 anos.

A população respondeu bem a primeira etapa da campanha: 76% dos consumidores reduziram consumo. Agora, estendemos esse bônus para toda a metrópole, incluindo as 31 cidades da região metropolitana. Vamos ter uma boa resposta. A campanha ajuda na medida em que reduz consumo na área da represa de Guarapiranga. Assim podemos transferir mais água para a região da Cantareira”, disse o governador.

Fonte: Yahoo Notícias
Veja mais: https://br.noticias.yahoo.com/mp-investigar%C3%A1-se-m%C3%A1-gest%C3%A3o-prejudicou-n%C3%ADvel-do-sistema-cantareira-112908498.html

Últimas Notícias: