saneamento basico

Nível do Sistema Cantareira cai a 11,7%, novo recorde

Responsável pelo abastecimento de 47% da região metropolitana de São Paulo, o Sistema Cantareira bateu nesta quarta-feira novo recorde negativo de capacidade. É o segundo dia consecutivo que o nível do reservatórios registra uma nova marca mínima histórica. Segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o volume de água armazenado no sistema corresponde a 11,7% da capacidade total das reservas, recuo de 0,2 pontos porcentuais na comparação o índice observado ontem.

Em abril, o volume de chuvas armazenado sobre a região do Cantareira (na divisa com os Estados de São Paulo e Minas Gerais) soma 84 milímetros, total que corresponde a 94% da média previsto para o mês.

Os sistemas Alto Tietê e Guarapiranga, utilizados desde o início do ano para abastecer regiões antes atendidas pelo Cantareira, estão com 36,5% e 78,9% da capacidade dos reservatórios, respectivamente. No começo da semana, o governo estadual, acionista majoritário da Sabesp, anunciou que também utilizará o sistema Rio Grande, na região do ABC paulista, nessa integração. Hoje, o nível das reservas do Rio Grande é de 95,6%.

Além da transferência do abastecimento, a concessionária tem adotado uma série de medidas a fim de evitar um racionamento de água na Grande SP. Em fevereiro, a companhia implementou um programa de descontos para incentivar a redução do consumo. Um mês depois, anunciou um investimento de RS 80 milhões para exploração do volume morto do Sistema Cantareira.

Ontem, a Sabesp disse que vai encaminhar à Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) proposta de um “acréscimo” na conta dos consumidores que aumentarem o seu consumo de água, com o objetivo de penalizar o gasto excessivo. A multa será cobrada com base na média do consumo nos doze meses de 2013. A concessionária ainda não divulgou o valor da cobrança, tampouco o período de sua vigência.

Em paralelo, a administração da companhia aperta suas contas para minimizar os impactos da crise hídrica no desempenho financeiro deste ano. Oficialmente, a Sabesp já informou que cortará R$ 900 milhões entre custos e investimentos em 2014.

Fonte: Época Negócios
Veja mais: http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Resultados/noticia/2014/04/nivel-dos-sistema-cantareira-cai-117-novo-recorde.html?google_editors_picks=true

Últimas Notícias:
Como estruturas de drenagem evitam enchentes nos centros urbanos

Como estruturas de drenagem evitam enchentes nos centros urbanos?

Os projetos de Engenharia desempenham um papel essencial na preparação das grandes cidades para períodos de chuvas intensas. Na Grande São Paulo, obras de drenagem e intervenções em infraestrutura urbana contribuem para reduzir os impactos causados pelos temporais e ampliar a proteção de comércios, moradias e vias públicas.

Leia mais »