saneamento basico

Nota oficial sobre o serviço de águas em Palhoça

Em virtude dos fatos que envolveram a Autarquia Águas de Palhoça (atualmente SAMAE Palhoça) com a empresa terceirizada pela prestação dos serviços, foi determinado pelo Prefeito Municipal, há época, uma ampla análise contratual junto à Autarquia.

Em razão da análise, concluiu-se pela necessidade de elaborar edital com a previsão de transferência de tecnologia, com o intuito final de municipalizar os serviços de distribuição de água.

Assim, foi elaborado, com apoio do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, um edital para contratação de uma empresa com transferência de conhecimento, por um prazo máximo de 24 meses para operação do sistema de água e esgoto, tendo a obrigatoriedade de preparar os servidores para que o próprio município execute o serviço de forma autônoma.

Em razão da complexidade do edital e da impossibilidade de interrupção do serviço, já que o contrato com a empresa que operava o serviço encerrou-se em 31.12.2013 e o processo licitatório estar em tramitação, a Prefeitura Municipal de Palhoça firmou contrato emergencial com a empresa Conasa SA, que atendeu a todos os requisitos técnicos e legais.

É importante ressaltar que houve redução significativa nos valores mensais pagos à contratada, uma vez que o contrato foi firmado com o valor de R$ 840.000,00 (o anterior era de R$ 960.000,00), além de que o Município de Palhoça disporá de 12 equipes de manutenção de rede (anteriormente eram 5), bem como ampliação de operação de estações de tratamento de esgoto.

Assim, vimos informar aos cidadãos palhocenses que estamos trabalhando arduamente para que não haja interrupção dos serviços de abastecimentos de água, como também nos preocupamos na melhoria ao atendimento à população, no intuito de dar tranquilidade a todos os munícipes quanto aos serviços de distribuição de água, e economia dos recursos públicos empregados.

Fonte: Floripa News
Veja mais: http://www.floripanews.com.br/noticia/2159-nota-oficial-sobre-o-servico-de-aguas-em-palhoca

Últimas Notícias:
Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

02 de junho de 2026 – A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) lançou uma chamada pública para identificar projetos interessados no fornecimento de biometano ao estado, movimento que pode impulsionar novos investimentos e ampliar a participação de Minas Gerais em um dos segmentos mais promissores da transição energética brasileira e no aproveitamento econômico de resíduos para produção de combustível renovável.

Leia mais »

O saneamento e a hipocrisia ambiental

Enquanto redijo este texto, Minas Gerais conduz a etapa decisiva da desestatização da Copasa, operação que pode movimentar de R$ 8 a R$ 10 bilhões. O modelo segue o trilho aberto pelo Rio Grande do Sul com a Corsan e por São Paulo com a Sabesp: oferta a um investidor de referência, modernização de contratos com municípios titulares e ancoragem nas metas do Novo Marco do Saneamento.

Leia mais »