saneamento basico

Obras da Sanepar beneficiam 1.500 famílias de Umuarama

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) investiu R$ 1,2 milhão na ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário que vai beneficiar 1.500 famílias do conjunto habitacional Sonho Meu, em Umuarama. Entre as obras, a Sanepar implantou uma Estação Elevatória de Esgoto, unidade que tem a função de receber o esgoto do conjunto, por gravidade, e bombear para uma área mais alta da cidade. Também estão incluídas a linha de recalque e emissário, responsáveis pelo transporte do esgoto até a estação de tratamento.

Primeiramente, a obra irá atender as 603 famílias que já receberam as moradias, entregues pelo governador do Estado, Beto Richa no último sábado (01). Outras 897 unidades serão concluídas, totalizando 1.500 unidades habitacionais.

Todo o esgoto produzido no conjunto Sonho Meu será encaminhado para a estação de tratamento Pinhalzinho, localizada no Jardim São Cristóvão. A estação tem capacidade para tratar até 160 litros por segundo e está preparada para atender a nova demanda. “Estamos prontos para tratar todo o esgoto produzido pelo novo conjunto residencial”, afirma o gerente regional de Umuarama, Eduardo Iukiharu Kawassaki Junior.

O gerente destaca ainda o empenho do prefeito Moacir Silva para a concretização do empreendimento. “A prefeitura não mediu esforços para que esse importante conjunto habitacional fosse entregue à comunidade, dotado de toda a infraestrutura necessária à boa qualidade de vida dos novos moradores”, disse Kawassaki.

Fonte: Portal do Governo do Estado do Paraná
Veja mais: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=78942&tit=Obras-da-Sanepar-beneficiam-1.500-familias-de-Umuarama

Últimas Notícias:

Programa Nacional do Metano Zero é incluído no Plano Nacional de Transição Energética, do Governo Federal

Brasília, 27 de maio de 2026 – O Programa Nacional do Metano Zero (MetanoZero), atualmente em tramitação no Senado Federal sob o Projeto de Lei (PL) nº 3.311/2025, passou a integrar oficialmente o Plano Nacional de Transição Energética (PLANTE). O programa do governo federal foi criado para coordenar a transição do Brasil rumo a uma matriz energética mais limpa, sustentável e de baixa emissão de carbono.

Leia mais »
Copasa altera regras de oferta de ações ligada à privatização

Copasa altera regras de oferta de ações ligada à privatização

A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) informou nesta 4ª feira (27.mai.2026) que fará mudanças nas condições da sua oferta pública secundária de ações. A medida afeta diretamente o processo de desestatização da companhia e exigirá a publicação de uma nova lâmina da oferta, além da atualização do cronograma da operação.

Leia mais »