Gestores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) vão representar Sergipe durante a Oficina Interestadual da SENAES/PRÓ-CATADOR, um evento que acontecerá em Salvador (BA), entres os dias 9 e 10 de abril. A iniciativa tem como objetivo subsidiar a gestão e a formalização de empreendimentos e redes de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, aprofundando a profissionalização dos trabalhadores e a capacidade técnica dos empreendimentos e redes de cooperação.
Além da equipe técnica da gerência de Resíduos Sólidos da Superintendência da Qualidade Ambiental (SQS), também estará presente um representante dos catadores da Cooperativa de Materiais Recicláveis do município sergipano de Divina Pastora e os superintendentes dos quatro consórcios públicos de resíduos Sólidos de Sergipe.
“Neste evento são debatidas estratégias com interesse na organização e desenvolvimento de cooperativas atuantes com resíduos sólidos através da discussão dos aspectos jurídicos e políticos da inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis no âmbito da Política Nacional de Resíduos Sólidos.”, explica a superintendente de Qualidade Ambiental, Vera Cardoso.
Consórcios Públicos de Resíduos Sólidos
Os consórcios públicos de resíduos sólidos foram criados para reduzir os danos causados pelo descarte indevido desses resíduos ao meio ambiente através do agrupamento dos municípios em regiões. Sua criação está respaldada na Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei de Saneamento Básico e na Lei de Consórcio Público, que viabilizaram a construção de um plano de regionalização para o Estado de Sergipe. Esse plano prevê o fim dos lixões, a construção de 28 aterros sanitários, o acolhimento e a orientação dos catadores e a implantação da coleta seletiva nos municípios sergipanos.
“Sergipe possui quatro consórcios: Baixo São Francisco, que é composta por 28 municípios; Agreste Sergipano, criado com 20 municípios; o Sul e Centro Sul Sergipanos, formado por 16 municípios e grande Aracaju, com a participação de 8 municípios”, conta Vera Cardoso.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Semarh