saneamento basico

Os cliques do seu website podem virar árvores

Inserir a sustentabilidade no plano de negócios ainda é desafio para pequenas e médias empresas. Mas, aos poucos, elas chegam lá. Estudo feito pelo Sebrae, em 2012, mostrou que este caminho é ladeado por ações pontuais, como fazer coleta seletiva de lixo, economizar papel, energia e água.

É com foco neste mercado de grande potencial, mas que começa de forma discreta, que nasceu a GreenClick. Fundada em janeiro deste ano, a startup é especializada na compensação de emissões de gases efeito estufa de páginas da internet.

De saída, o serviço pode soar complexo demais, comparado a outras práticas ambientais. Mas é tão simples, quanto atraente economicamente.

Primeiro, as emissões são calculadas a partir dos pageviews, que é a quantidade de vezes que o site recebe um clique.

“Pegamos as especificações de servidores de data centers mais usados e com ajuda de um algoritmo, convertemos os pageviews em energia e, depois, em CO2, que será compensado. Usamos uma métrica conservadora, de 7 kg de carbono por árvore”, explica Cecília Vick, diretora executiva da GreenClick.

Calculadoras à parte, o importante é saber que o impacto ambiental do website será compensado com o plantio de árvores.

A GreenClick planta as mudas por todo o território nacional, de acordo com a preferência do cliente. Para isso, conta com ajuda de parceiros que trabalham com famílias rurais que vivem exclusivamente do plantio nativo.

Ao compensar as emissões de seu website, o empreendedor recebe um selo de sustentabilidade, que tem validade de um ano.

Ele pode, ainda, acompanhar o desenvolvimento de suas árvores, através do site da GreenClick, onde as fotos são atualizadas de seis em seis meses e mapas dão a localização exata do plantio.

“Levar para o pequeno e médio empreendedor a promoção da sustentabilidade através da compensação das emissões de websites é um despertar, um primeiro contato de fácil compreensão e mais acessível economicamente”, diz Cecília.

O valor do serviço começa em R$ 238 por ano, e varia de acordo com a quantidade de pageviews a serem compensados. Atualmente, a startup, que teve investimento inicial de R$ 1 milhão, já atende mais de 40 clientes.

Fonte e Agradecimentos: Exame
Veja Mais: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/os-cliques-do-seu-website-podem-virar-arvores

Últimas Notícias: