saneamento basico

Plano Municipal de Saneamento Básico tem oficina de capacitação

A Prefeitura de Maceió realizou, na manhã desta quarta-feira (22), uma oficina para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e Gerenciamento dos Resíduos Sólidos do município de Maceió. A capacitação, conduzida pela MJ Engenharia – empresa contratada por licitação -, aconteceu no auditório da Secretaria de Finanças de Maceió (SMF), no Centro.

As atividades da oficina foram aplicadas pela socióloga Jana Alexandra e pela bióloga Raquel Finkler, ambas da MJ Engenharia. “A partir deste evento, vamos começar a realizar os prognósticos, as alternativas e metas para o PMSB. Trabalhamos com a matriz que prioriza os problemas do ponto de vista da comunidade. Identificamos o ponto irregular de disposição de resíduos como fator principal de reclamação das comunidades ouvidas, pois afeta todo o Município e impacta a vida da sociedade na economia e estética da cidade”, disse Finkler.

Para a tecnóloga ambiental da empresa Viva Ambiental Cássia Araújo, a realização do PMSB é muito importante, uma vez que cada região administrativa tem a sua realidade  e precisa ser escutada. “Essa capacitação que está sendo realizada com empresas, secretarias e a sociedade é muito saudável para a troca de conhecimento e experiências. O que se pretende é chegar a um plano que atenda toda Maceió. Participamos, por meio das capacitações e das exigências que estão sendo solicitadas, para nos adequarmos ao PMSB”, explicou.

Segundo a secretária adjunta de Habitação e Saneamento de Maceió (SMHS), Ana Catarina Lopes, a oficina mostra que o plano está sendo construído junto à sociedade e ao corpo técnico. “Estamos discutindo as metodologias e buscando, junto aos técnicos de execução e fiscalização, dar um dimensionamento maior e melhor às etapas que estão por vir. É um momento muito importante de construção coletiva do PMSB”, disse a secretária.

Ainda segundo a gestora, as oficinas estão sendo realizadas e contam com grande participação das comunidades. “A prefeitura vive uma fase de muita produção. Em 31 de agosto teremos a consulta pública do eixo de resíduos sólidos e esperamos a participação de todos”, concluiu.

O saneamento básico é fundamental para a manutenção da saúde da comunidade, preservação do meio ambiente e qualidade de vida de toda a população. O plano é dividido em quatro eixos: abastecimento de água; esgotamento sanitário; limpeza urbana; e manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana.

 

Fonte: Aqui Acontece

Últimas Notícias: