As obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário de Macaé, no interior do Rio, feitas através de uma Parceria Público-Privada (PPP), avançam nos bairros Granja dos Cavaleiros, Vale Encantado e Bairro da Glória. Desde segunda-feira (18), onze ruas estão interditadas, das 8h às 18h, para a realização dos trabalhos.
Iniciada em abril, as obras seguem executadas por distintas frentes de trabalho que atuam em trechos por onde a rede coletora de esgoto, que será interligada à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Centro, na Linha Verde, está sendo implantada. Somente em 2015, serão construídos 42 km de rede, 11 km de linha de recalque e 35 estações elevatórias (instalações de bombeamento intermediárias) para atender aos bairros Vale Encantado, Glória, Granja dos Cavaleiros, São Marcos, Novo Cavaleiros e Cancela Preta.
A implantação da rede coletora é um importante avanço no processo de despoluição da Lagoa de Imboassica. Com a execução da obra, aliada à construção da ETE Centro, todo o esgoto gerado nesta região será coletado, tratado e devolvido ao meio ambiente dentro dos padrões exigidos pela legislação.
Nesta semana, as obras acontecem na Granja dos Cavaleiros, nas ruas Rodolfo David Gomes e Jequitibá e Alameda Tenente Célio. No Vale Encantado, na Avenida Prof. Aristeu Ferreira da Silva e Rua Arquimedes de Souza França. No Bairro da Glória, na Avenida Aloísio da Silva Gomes, Rua Sem Nome (próximo à Pizzaria Santa Lenha), Rua Josias Ferreira Lima, Rua Tupinambás, Rua Tocantins e Rua Tapajós.
As intervenções fazem parte da implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário do Subsistema Centro que, além de contribuir com a expansão e universalização do sistema, vão eliminar o restante dos pontos de despejo de esgoto dos bairros ao entorno da Lagoa de Imboassica e melhorar ainda mais a qualidade de vida da população, contribuindo para o desenvolvimento do município e a preservação do meio ambiente.
Fonte: G1