saneamento basico

PR: Moradores de Paranavaí reclamam da água marrom distribuída pela Sanepar

Alguns moradores de Paranavaí, no noroeste do Paraná, se surpreenderam com a cor da água que saiu das torneiras das casas nesta sexta-feira (16). Ao invés de ser incolor, a água entregue em algumas casas estava com a cor marrom. Desde domingo (11), a água distribuída no município está com a coloração amarelada.

A estudante Beatriz Ramos Lima, que mora no bairro Maracanã, diz que o problema durou em torno de uma hora. “Eu abri a torneira para lavar a louça do almoço e não consegui. A água estava marrom e, em alguns momentos, ficava preta”, descreve. A casa onde mora a estudante não possui caixa d´água e a não há filtro instalado na torneira da cozinha. Toda a família toma água tratada pela Companhia de Saneamento do Paraná. “Quando vimos à cor da água deixamos tudo de lado, não tivemos coragem de passar essa água na louça”, acrescenta.

O mesmo problema foi percebido na casa de Dayane dos Santos Possoly, localizada no Jardim André Luiz. A cor chamou tanta a atenção, que Dayane guardou uma amostra em uma jarra branca. A dona de casa conta que os dois filhos e o marido tiveram diarreia, vômito e dor de cabeça depois que a coloração da água mudou. “Nós fomos até o Pronto Atendimento Municipal e lá o médico disse que os sintomas foram causados por causa da água”, diz.

Dayane tem uma caixa d´água na casa que abastece apenas um dos banheiros e, depois de procurar atendimento no PA, instalou um filtro de água na torneira da cozinha. “No começo da semana a Sanepar disse que água estava própria para consumo, mas depois que passamos mal, não estamos confiando. Só estamos tomando água filtrada ou mineral”, detalha Dayane.

A Sanepar informou que o problema ocorre devido as fortes chuvas que caíram no último fim de semana na cidade e alagaram a área de captação. O alagamento resultou em elevadas concentrações de resíduos minerais como ferro e manganês no Ribeirão Arara, manancial de abastecimento público do município. A Companhia informou ainda que durante toda a semana os técnicos da empresa monitoram e realizam análises da água bruta e da água tratada para verificar sua potabilidade.

O órgão disse ainda que água distribuída pode ser consumida sem restrições e está totalmente em conformidade com as normas de potabilidade exigidas pelo Ministério da Saúde.

A Vigilância em Saúde do município informou que não recebeu nenhuma denúncia de problemas com água e que monitora a qualidade do liquido distribuído diariamente.

Fonte: http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2015/01/moradores-de-paranavai-reclamam-da-agua-marrom-distribuida-pela-sanepar.html

Últimas Notícias:
Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

02 de junho de 2026 – A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) lançou uma chamada pública para identificar projetos interessados no fornecimento de biometano ao estado, movimento que pode impulsionar novos investimentos e ampliar a participação de Minas Gerais em um dos segmentos mais promissores da transição energética brasileira e no aproveitamento econômico de resíduos para produção de combustível renovável.

Leia mais »

O saneamento e a hipocrisia ambiental

Enquanto redijo este texto, Minas Gerais conduz a etapa decisiva da desestatização da Copasa, operação que pode movimentar de R$ 8 a R$ 10 bilhões. O modelo segue o trilho aberto pelo Rio Grande do Sul com a Corsan e por São Paulo com a Sabesp: oferta a um investidor de referência, modernização de contratos com municípios titulares e ancoragem nas metas do Novo Marco do Saneamento.

Leia mais »