Prefeitura Municipal segue com as obras do aterro sanitário

A Prefeitura Municipal está desenvolvendo um projeto para readequar as obras do aterro sanitário do município. Portanto a administração municipal vem trabalhando para que estas obras sejam realizadas com êxito. Na tarde de terça-feira (25) a Secretária de Infraestrutura e Projetos, Ana Carolina Vendramel Lessi juntamente com a Presidente da Câmara Municipal Rosemari Cruz, estiveram visitando o local onde está sendo construído o aterro sanitário para analisarem as condições atuais e o que será necessário para completar a obra.

Um aterro sanitário é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana, são provenientes de residências, indústrias, hospitais, construções e consiste em camadas alternadas de lixo e terra que evita mau cheiro e a proliferação de animais.

Um aterro segue princípios da engenharia de confinar resíduos sólidos à menor área possível e reduzi-los ao menor volume possível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão da jornada de trabalho ou em intervalos menores, se necessário. Deve ser impermeabilizado e possuir acesso restrito, ter a quantidade de lixo controlada e conhecer que tipos de resíduos estão sendo depositados. Na maioria, os aterros sanitários são construídos em locais afastados das cidades em razão do mau cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e das águas subterrâneas. Essa contaminação pode ocorrer por infiltração do chorume ou percolado, líquido contendo componentes tóxicos que flui do lixo para o solo e corpos d’água.

Pensando no bem estar de todos, a Prefeitura Municipal realizará no dia 11 de Março de 2014 uma audiência pública onde será debatido o tema: Edital Aterro Sanitário para apresentação do edital de concessão do aterro sanitário para uma PPP – Parceria Pública Privada, conforme inscrito na lei municipal n.939, de 05 de Setembro de 2013. A audiência será realizada na Câmara de Vereadores a partir das 13h30min, e toda população está convidada a participar.

O aterro sanitário de Chapadão do Sul está situado nos fundos da Fazenda Passo Fundo numa área de 10 hectares. A Prefeitura Municipal tem o prazo até o mês de Agosto para colocar em funcionamento o aterro do município e para isso as obras requerem intenso trabalho, por isso é imprescindível à participação de todos na audiência pública, onde serão esclarecidas todas as dúvidas em relação a obra e também como será realizado o trabalho.

Fonte: O Correio News
Veja mais: http://www.ocorreionews.com.br/novo/index.php?option=com_k2&view=item&id=4936:prefeirura-municipal-segue-com-as-obras-do-aterro-sanit%C3%A1rio&Itemid=127

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »