saneamento basico
emissario-esgoto

Águas de Primavera (Primavera / PA) investe mais de R$ 8 milhões em obras do novo emissário de esgoto

Uma importante obra que integra o sistema de esgotamento sanitário vem sendo construída pela Águas de Primavera no município: o emissário de esgoto.

Os trabalhos tiveram início no mês de setembro e já foram executados mais de 1.130 metros de emissário. Com o projeto, o esgoto tratado deixará de ser lançado no Córrego Traíras e será encaminhado para o Córrego dos Perdidos, minimizando os transtornos aos moradores da região.

A melhoria integra o pacote de investimentos de mais de R$ 8 milhões da concessionária para proporcionar um sistema mais moderno e eficiente. Segundo o diretor-executivo da Águas de Primavera, Thiago Maziero, serão implantados 10 Km de emissário de esgoto. “A obra é uma das ações que planejamos para aumentar a distância do lançamento dos efluentes e melhorar sua capacidade de dispersão, trazendo benefícios diretos para a qualidade de vida dos moradores e para o meio ambiente.

Além da obra do novo emissário, a concessionária está executando uma série de melhorias para aprimorar as operações no sistema de coleta e tratamento de esgoto. Entre essas ações está a dragagem da lagoa anaeróbia da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O processo consiste na sucção do lodo acumulado na lagoa por meio de bombas, visando a recuperação do volume útil, aumentando a capacidade de tratamento da ETE.

Novos equipamentos

As ações de melhorias contemplam ainda a aquisição de novos aeradores que, além de contribuírem para a eficiência do tratamento, auxiliam na redução de emissão de odores no local. Integrando o conjunto de investimentos, também será realizada a reforma e adequação do laboratório operacional da ETE. “Estamos trabalhando constantemente para executar obras de ampliação e melhorias nos sistemas de abastecimento e coleta e tratamento de esgoto, assegurando a qualidade da execução dos trabalhos. Nosso objetivo é acompanhar o desenvolvimento da cidade, além de garantir ainda mais a qualidade na prestação dos serviços à população primaverense”, destaca o diretor.

Fonte: águas de primavera.

Últimas Notícias:
Cagece assina termo para iniciar obras de usina de dessalinização

Cagece assina termo para iniciar obras de usina de dessalinização

A Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) assinou, na quinta-feira (16 de julho), o termo de autorização para o início imediato das obras da Dessal do Ceará. A usina será a maior planta de dessalinização do país. Terá capacidade projetada de 1 metro cúbico por segundo, o equivalente a mil litros de água dessalinizada por segundo.

Leia mais »
ANA realiza ciclo de oficinas sobre implementação da reforma tributária no setor de saneamento básico

ANA realiza ciclo de oficinas sobre implementação da reforma tributária no setor de saneamento básico

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) promoverá, a partir de 22 de julho, um ciclo de oficinas voltado à implementação da reforma tributária no setor de saneamento básico. A iniciativa tem como objetivo orientar as entidades reguladoras infranacionais (ERIs) sobre as mudanças introduzidas pela reforma tributária e seus impactos na regulação dos serviços.

Leia mais »
Desenvolvimento também nasce do que a sociedade descarta

Desenvolvimento também nasce do que a sociedade descarta

Há um dado que merece nossa profunda reflexão: o Brasil recicla apenas 2,2% dos resíduos sólidos urbanos que produz. Menos de 3% de tudo o que consumimos e descartamos retorna à cadeia produtiva. O número impressiona e revela quanto o país ainda desperdiça uma oportunidade de gerar emprego, renda, reduzir gastos públicos e preservar o meio ambiente.

Leia mais »