saneamento basico

Primeira etapa do Sistema Ribeirão do Lipa/MT entra em operação

Obras estão concluídas e serão apresentadas nesta quinta-feira (03)

A Águas Cuiabá, concessionária responsável pelos serviços de saneamento na capital mato-grossense, inaugura, esta semana, a 1ª Etapa do Sistema Ribeirão do Lipa de Tratamento e Distribuição de Água.

As obras de melhorias serão formalmente apresentadas ao Poder Concedente (Prefeitura de Cuiabá), à Agência Reguladora (Arsec), ao Ministério Público Estadual (MPE) e à comunidade em uma solenidade marcada para o dia 03 de maio, às 9h, na ETA Lipa. As ações realizadas até o momento permitem o aumento no volume de água captada, tratada e distribuída, beneficiando cerca de 50 mil pessoas em 23 bairros.

O projeto desenvolvido no Sistema Ribeirão do Lipa, previsto em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado junto à Promotoria de Defesa Ambiental de Mato Grosso contemplou, nesta primeira etapa, a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), com a capacidade de tratar 200 litros por segundo. A estrutura da ETA inclui novos sistemas de floculação, decantação, filtração, desinfecção, reservação e distribuição. Tudo para garantir a máxima eficiência em cada etapa do processo de tratamento de água.

Rede de distribuição 

Um dos importantes pontos de fortalecimento do Sistema Ribeirão do Lipa diz respeito às adutoras, que são grandes tubulações de ferro fundido responsáveis por levar a água tratada diretamente das ETAs à rede de distribuição.

“Instalamos 8 km de novas adutoras. A tubulação é de alta qualidade, o que previne rompimentos e eventuais danos ao fornecimento de água”, observa Luiz Fabbriani, diretor geral da Águas Cuiabá.

Além das adutoras, foram instalados, ainda, 6,5 Km de redes de distribuição de água e construídos dois reservatórios (Altos do Ribeirão e Bom Clima), com capacidade total de armazenamento de 5,9 milhões de litros. Nesta 1ª Etapa, o Sistema Ribeirão do Lipa recebeu o investimento de R$ 18,2 milhões.

“Temos a convicção de que todo o trabalho realizado no Sistema Ribeirão do Lipa é fundamental ao crescimento de nossa cidade. Trata-se de uma localização estratégica, pois está dentro da região que mais recebeu solicitações de disponibilidade de água e esgoto nos últimos dois anos. Preparar essa parte da cidade para receber investimentos, já deixando solucionadas questões referentes ao saneamento básico, evidencia a importância dada pela companhia ao desenvolvimento de Cuiabá”, pontua Marcelo Oliveira, diretor da Águas Cuiabá.

Para a realização dos trabalhos, a concessionária mobilizou 200 pessoas, entre funcionários da própria empresa e terceirizados.

Fonte: midia news

Últimas Notícias: