Primeira represa pós crise hídrica recebe água em Indaiatuba

Sorocaba – A Represa do Capivari, no Rio Capivari-Mirim, em Indaiatuba, região de Campinas, começou a acumular água nesta quarta-feira, 20.

É o primeiro reservatório a ficar pronto na região das bacias do Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) depois da crise hídrica que assolou a região em 2014.

O lago vai reservar 1,3 bilhão de litros, suficiente para garantir o abastecimento da cidade de 210 mil habitantes por um período de até seis meses de estiagem.

O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB), presidente do Consórcio Intermunicipal das Bacias do Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), disse esperar que as chuvas encham o lago até o próximo verão.

Segundo ele, a fase estrutural da barragem foi concluída, mas faltam obras complementares, como a escada para transposição de peixes e a via do entorno. Os serviços não afetam o enchimento do lago.

O superintendente do Serviço de Água e Esgoto, Nilson Gaspar, disse que a crise hídrica levou a uma mudança no projeto para ampliar a capacidade de armazenamento, inicialmente de 880 milhões de litros.

O investimento de R$ 40 milhões, incluindo desapropriações, teve 70% de recursos do município e o restante do Fundo Nacional de Saúde (Funasa) a fundo perdido.

 

Fonte: Exame

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »