saneamento basico

Projeto prevê construção de 700 quilômetros de rede de esgoto em Vila Velha

Vila Velha vai ganhar 700 quilômetros de rede de esgoto, novas estações de tratamentos e elevatórios. A ação está prevista no cronograma do estudo para universalização do saneamento no município. O Termo de Cooperação entre o Governo do Estado, a Cesan e prefeitura de Vila Velha foi assinado nesta quarta-feira (22).

A expectativa é de que até dezembro deste ano um edital seja publicado firmando uma Parceria Público Privada entre estado e empresa.

De acordo com a Cesan, além da substancial melhoria da qualidade e aumento de expectativa de vida da população, o projeto prevê a geração de centenas de empregos, a valorização dos imóveis, o auxílio no combate à atual crise hídrica e o desenvolvimento econômico e social.

O município de Vila Velha conta atualmente com uma cobertura de cerca de 52% dos serviços de coleta e tratamento de esgoto. Com o projeto, a cobertura deverá superar os 90%, ao longo dos próximos 15 anos. Os investimentos serão feitos na modalidade Parceria Público-Privada (PPP).

Na Parceria Público-Privada existe um contrato de serviços, precedido de obra, celebrado entre o Governo e uma empresa com uma duração determinada, no caso, de aproximadamente 30 anos. A PPP permite que investimentos sejam feitos com maior agilidade e com financiamento privado.

O município de Vila Velha, atualmente, é atendido por seis ETEs – Estações de Tratamento de Esgoto e o plano de engenharia referencial prevê a consolidação em duas grandes estações. Atualmente existem 36.429 mil ligações à rede esgoto. Em 2030 estima-se que esse número atinja 121.008 ligações, considerando também o crescimento populacional do período.

O secretário estadual de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, que preside o Conselho Gestor de PPP – Parceria Público Privada do Estado, disse que “o espírito que compõe nossa modelagem está de acordo com o que determina o STF (Supremo Tribunal Federal) e o Espírito Santo é referência no que diz respeito a parcerias público-privadas. Temos o que é mais importante, que é o espírito de cooperação entre os ente federados. Dar esse passo é muito importante porque vai ser um marco de resgate e de estruturação no saneamento no município de Vila Velha”.

Já o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser, em seu pronunciamento ressaltou a importância do ato e parabenizou o prefeito e sua administração pela iniciativa. “Vila Velha está dando um belo exemplo. Este é um passo significativo para o avanço na coleta e tratamento de esgoto. E nós queremos fazer isso junto. Isso não é uma passagem de responsabilidades, é uma parceria”, afirmou.

 

Fonte: Folha Vitória

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »