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Reajuste na luz vai elevar conta de água

O aumento médio de 28,24% tarifa de luz pela CPFL Paulista deve impactar em R$ 11,9 milhões nas finanças do Daerp (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto) ao ano. A autarquia já dá como certo que parte do prejuízo será repassado no aumento da conta de água, mas ainda não há definição de qual será o percentual.

Somente no ano passado, o Daerp pagou R$ 42,1 milhões à CPFL. Para efeito de comparação, é quase o dobro do orçamento total da prefeitura de Dumont em 2014. O valor equivale, também, ao que as secretarias de Obras Públicas e Cultura da prefeitura de Ribeirão terão para este ano.

O consumo de energia da autarquia é elevado devido, principalmente, aos poços artesianos. São 109 poços em atividade, responsáveis pela captação de aproximadamente 3 mil litros por segundo do Aquífero Guarani.

Cada poço possui um gasto próprio de energia, dependendo de características como a potência da bomba. A média, entretanto, é de um consumo de 77.599 kw/h por poço no ano passado.
Isso significa que cada poço, por hora, consome o equivalente a 107 ferros de passar roupa ligados.

Além disso, a maioria dos poços do Daerp funciona por 24 horas ininterruptas para que não haja desabastecimento.

A medida, além de consumir mais energia, contraria norma do Comitê do Pardo, que exige descanso para não sobrecarregar o Aquífero. A autarquia diz que já está solucionando o problema (leia abaixo).

Surpresa
O diretor técnico do Daerp, Ivo Colichio Júnior, diz que foi surpreendido pelo aumento da conta de luz. “Não esperávamos um percentual tão alto”, diz.

O aumento passou a valer no dia 3 de março, e foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) como forma de revisão extraordinária das tarifas para compensar perdas das distribuidoras com, por exemplo, a falta de chuvas. Para este mês está previsto um novo aumento, desta vez o previsto anualmente.

Ivo explica que o Daerp tentará repassar o mínimo possível do reajuste ao consumidor. “Mas não podemos perder nossa capacidade de investimento, temos um plano de várias melhorias no sistema a curto, médio e longo prazo”, explica.

O reajuste da conta de água ainda não tem data para ocorrer. Segundo o A Cidade apurou que, além do índice inflacionário, ao menos 5% devem ser acrescidos devido ao aumento da energia.

Daerp faz melhoria na rede
Segundo o diretor técnico do Daerp, Ivo Colichio, a autarquia vem tomando medidas que, direta ou indiretamente, ajudam na redução do consumo de energia elétrica.

Ele diz que a recuperação dos reservatórios, evitando o desperdício, tem possibilitado o desligamento de algumas bombas.

Só a impermeabilização de três reservatórios recentemente (Matadouro, Sumaré e Coronel Camisão) evitou a perda, por hora, de 140 mil litros.

Além disso, a autarquia deve iniciar a perfuração e recuperação de 18 poços. “Isso, aliado às medidas já tomadas de aumento de produção, possibilitará que as bombas sejam desativadas por até vários dias, cumprindo assim as normas do Comitê do Pardo e reduzindo o consumo de energia”, diz Ivo.
Devido às mudanças na rede de distribuição, as bombas de alguns poços já são desligadas quando os reservatórios estão com níveis altos.

Outras medidas tomadas foram a substituição de painéis elétricos dos poços por equipamentos mais modernos – o que, inclusive, diminuiu a queima de bombas – e a revisão de contratos por demanda feitas com a CPFL.

Daerp reclama de descaso da CPFL
Não é só a conta de energia que motiva críticas do Daerp. A autarquia reclama que a nova gerência regional da CPFL Paulista não tem dado à atenção que o poder público recebia anteriormente. A situação, inclusive, já virou caso de polícia.

No final de janeiro, um poço do bairro Jockey Club queimou, e às 5h da madrugada funcionários do Daerp solicitaram que a CPFL desligasse o gerador para realizar os reparos. Seis horas depois, a energia ainda não havia sido desligada e a autarquia decidiu desligar por conta própria.

Quando os funcionários da CPFL chegaram, houve discussão e o assunto foi parar na Central de Flagrantes.

A concessionária diz que não houve boletim de ocorrência e que no dia do incidente houve forte chuva no município, tendo atendido diversas chamadas emergenciais de falta de energia elétrica. A CPFL informou que mantém um bom relacionamento institucional com o Daerp e prioriza serviços emergências dos órgãos municipais.

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