saneamento basico

Região norte sofre com a falta de água potável e esgoto

O saneamento básico ainda é um grave problema nos domicílios brasileiros. É o que mostra o estudo das Estatísticas de Gênero do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2014.

Quando consideramos domicílios urbanos inadequados, ou seja, aqueles há falta de água potável em conjunto com tratamento de esgoto sanitário e sem coleta regular de lixo (um total de 28,3% dos domicílios brasileiros), o estudo mostra que os melhores indicadores de qualidade são nos domicílios onde a mulher é responsável.

A região Norte é onde esse problema é maior, atingindo 70% dos domicílios, seguido do Nordeste com 46,3% e 44,4% no Centro-Oeste, 24,2 no Sul e 12,2% no Sudeste.

Em 2010, 49,1 milhões de brasileiros (30,6% da população) viviam em moradias consideradas inadequadas na área urbana, sendo 25 milhões de mulheres e dessas 5,1 milhões eram meninas entre 0 e 11 anos.

Quando se passa à área rural, onde a baixa densidade populacional por vezes dificulta ainda mais o acesso a água encanada, esgoto e coleta de lixo, se pode ver que a situação ainda é precária no País.

A maior parte da população tem acesso à água através de poço ou nascente (35,8%), enquanto as que despejam seu esgoto ou em fossa rudimentar ou diretamente em rios, lagos, valas ou no mar chega a mais de 80%. Chama a atenção na área rural o lixo queimado na propriedade, que chega a 59,8%. A coleta direta atinge menos de 20% da população.

Em geral as mulheres das regiões Norte e Nordeste são as que mais sofrem com as más condições de moradia. Cerca de 30% dessas mulheres se encontram em condições precárias de acesso à água. No Norte, 1/3 das mulheres não tem acesso a sequer a uma fossa rudimentar em casa, enquanto no Nordeste 16,2% jogam o lixo diretamente em terrenos baldios, na ruas, no rio ou no mar. Nos dois casos as mulheres pretas ou pardas são em maior número que as brancas.

O estudo mostra que as mulheres estão se tornando cada vez mais as principais responsáveis pelos domicílios no Brasil. No ano 2000, nas áreas urbanas, elas eram responsáveis por 27,3% dos domicílios. Em 2010 esse número cresceu para 41%.

Fonte: rondonoticias

https://www.linkedin.com/company/10462300/

Últimas Notícias:
Caesb Sistema de Saneamento

Caesb investirá R$ 3,2 bilhões em melhorias até 2029

O presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Luis Antonio Reis, participou do programa CB.Poder, parceria do Correio Braziliense e da TV Brasília, nesta quarta-feira (12). Ele tratou de assuntos como os planos de investimento da empresa, que totalizam R$ 3,2 bilhões em obras até 2029. O foco das melhorias está em três áreas principais: redução de perdas de água, setorização do fornecimento de água e conversão de gás metano em energia.

Leia mais »
Aterro Sanitário Mata Atlântica

“Solução” de Pimentel para aterro sanitário vai eliminar 100 mil metros de Mata Atlântica

A entidade de proteção ambiental Ação Ambiental anunciou que vai mover uma ação civil pública contra o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), que é presidente do Conresol (Consorcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos), a prefeitura de Fazenda Rio Grande, agentes públicos e a empresa Estre Ambiental, que opera o aterro sanitário na cidade da região metropolitana, por causa do corte de aproximadamente 100 mil metros de Mata Atlântica para expansão do aterro.

Leia mais »